Profissionais que estão acostumados a trabalhar em ambientes dinâmicos, de gestão empresarial, provavelmente, em algum momento de sua carreira tiveram que fazer parte de um comitê para resolver qualquer tipo de tribulação. Mas quando se trata disso, o primeiro ponto a ser esclarecido é a diferença entre problema e crise. Problemas fazem parte da rotina diária do trabalho e, um diferencial muito valorizado em um profissional hoje em dia é a capacidade de gerenciar e solucionar estas circunstâncias. Por outro lado, a crise tem um significado e uma abordagem diferentes, principalmente pelo fato de que a situação em questão pode representar uma “parada geral” e as consequências podem ser graves em termos de custos, atrasos e, em última análise, danos à reputação da empresa. Cientes dessa diferença, a questão neste momento é: estamos preparados para enfrentar uma crise?
Uma das primeiras ações quando se estabelece uma crise é a constituição de um comitê gestor, grupo multidisciplinar que será responsável pelas principais ações a serem realizadas para gerenciar e encontrar soluções para a situação presente. As pessoas designadas para esse comitê não são apenas especialistas em seu domínio, mas possuem habilidades pessoais como: proatividade, resiliência, boa comunicação, trabalho em equipe, entre outras. Não é necessário dizer que um profissional da equipe de Supply Chain provavelmente será designado para fazer parte da equipe, o que significa que devemos nos preocupar não apenas com nosso desenvolvimento técnico, mas, também, com nossas características comportamentais. Você está colocando um esforço nisso? Se não, é hora de começar.
Um aspecto relevante é que, em meio a uma crise, é necessário ter rapidez e agilidade. Isso significa que a mobilização de serviços e equipamentos será necessária da noite para o dia. Além disso, no final do dia, caberá ao profissional da cadeia de suprimentos a incumbência de colocar os pedidos de compra em andamento, muito mais rápido do que o habitual. Será preciso, também, seguir todos os procedimentos e protocolos, e todos nós sabemos como isso é difícil, principalmente quando a empresa é grande, o sistema é pesado e a quantidade de procedimentos e regras a serem seguidos é incontável. Você é um profissional da cadeia de suprimentos capaz de negociar prazos e preços em alta velocidade garantindo a melhor aquisição para a empresa? Trabalhar neste tipo de ambiente e manter a qualidade dos pedidos é um verdadeiro desafio.
Uma crise exige, também, a capacidade de tomar decisões rápidas e precisas, mesmo que, por vezes, não sejam as melhores, ter disponibilidade a todo o momento, 24h por dia, ser extremamente empenhado e estar sujeito a mudanças e adaptações bruscas. Eu diria que o papel da equipe da cadeia de suprimentos é como o motor de um carro, uma vez que, caso não funcione corretamente, as coisas se moverão em um ritmo indesejável.
Desse modo, tenha em mente que as coisas não seguirão a teoria o tempo todo, portanto, coloque algum esforço em aprender como gerenciar situações em que as coisas não saem como planejado e tenha certeza de que você será reconhecido não apenas em sua organização, mas, também, na frente de fornecedores e clientes. Sem mencionar que você sentirá orgulho de si.
Are you ready?