A preservação do meio ambiente é fundamental para a sobrevida humana e também de todos os outros seres vivos. A biodiversidade biológica, por exemplo, é um reflexo de como a natureza está preservada, e a falta dela também alerta para um cenário contrário.
Nesse contexto, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) aponta que, no Brasil, há cerca de 15% a 20% da diversidade biológica mundial. São, em média, 120 mil espécies de invertebrados, 9 mil vertebrados e mais de 4 mil espécies de plantas. Ainda segundo a instituição, o Brasil ocupa o 18° lugar no ranking de países megadiversos. Em contrapartida, diversas espécies estão ameaçadas de extinção e especialistas apontam que atitudes simples podem mudar essa realidade.
Deseja saber mais qual a importância da valorização de resíduos para a preservação da diversidade biológica? Então te convidamos a ler este conteúdo que, nós, do Blog da Marca Ambiental, produzimos em parceria com nossos especialistas no assunto. Confira!
Veja mais – Como a valorização de resíduos impacta a saúde da sociedade?
A biodiversidade no Brasil
De acordo com dados da Universidade Federal de São Paulo, o Brasil abriga a maior diversidade do planeta. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), foram catalogadas mais de 46 mil espécies da flora, além de entre 90 a 120 mil espécies de insetos – que representam 10% da diversidade mundial -, como também, a maior diversidade de peixes do mundo, com mais 4 mil espécies. A fauna brasileira também é rica, visto que são cerca de mil e novecentas espécies de aves e mais de 720 espécies de mamíferos.
Valorização de resíduos e a preservação da biodiversidade biológica
A Marca Ambiental é referência capixaba na valorização de resíduos, visto que recebe toneladas de embalagens plásticas e metálicas, resíduos orgânicos e siderúrgicos, pneus, óleo de fritura e vidros em geral, e promove o beneficiamento destes materiais por meio do Parque de Ecoindústrias. São, em média, 1.800 toneladas recebidas por dia e, apenas em 2022, foram 110 mil toneladas de resíduos reciclados.
Além disso, atitudes como tratar 100% o chorume e destinar o biogás captado para uma usina de energia – que é capaz de gerar eletricidade e atender até 100 mil habitantes -, torna-se uma ponte de ajuda, entre a empresa, a população e a natureza.
Por isso, a importância da reciclagem, em separar os resíduos corretamente e, também, praticar a coleta seletiva, seja na nossa casa, no trabalho, no bairro ou na cidade. Um simples hábito pode proporcionar e preservar a biodiversidade brasileira.
Parque de Ecoindústrias da Marca
Nós, da Marca Ambiental, temos um compromisso com o meio ambiente – e com você. Para mantê-lo, contamos com a atuação de empresas parceiras que contribuem com a nossa missão de tornar o mundo mais sustentável ao desenvolver a economia circular. Atualmente, são 11 empresas e 9 unidades espalhadas pelo Espírito Santo e Brasil voltadas para a valorização de resíduos, com foco no desenvolvimento sustentável.
O Parque de Ecoindústrias se tornou, desde 2006, um ambiente favorável para empresas que desenvolvam modelos de negócios para o tratamento de resíduos e, assim, o destino deles passa a ser mais nobre e o resultado são empreendimentos que prezam pela sustentabilidade. Entre as empresas estão: Pneuvix Ambiental; Massfix; Gecap; Recicla Valorização de Resíduos; Liberum Energia; Vila Betume; BioMarca; Vila Recicla; Organobom; Vittoria Cimentos e claro, a Marca Ambiental, que também trabalha com a triagem de recicláveis, para encaminhar da forma adequada às Ecoindústrias os materiais recebidos.
Fique por dentro das novidades com a Marca
Acompanhe o nosso Blog para ficar atualizado com materiais exclusivos acerca das nossas novidades, projetos e das tendências para tornar o nosso mundo cada dia mais verde com ideias e soluções conscientes e sustentáveis.
A seguir, conheça alguns conteúdos que podem ser do seu interesse:
Reciclagem: uma ação que cuida do planeta!
ESG: por que ações sociais são importantes para as empresas?