Por Lennon Martins
Compliance consiste em um conceito de descrever a necessária obediência às normas vigentes e regulamentares diante de normas incriminadoras ou administrativas, sejam elas legais ou internas. Logo, toda essa adequação faz com que seja possível estabelecer uma melhor cultura organizacional em relação às burocracias, abrindo o caminho para um crescimento mais sustentável. Podemos discorrer sobre alguns exemplos de como o Compliance agrega valor às instituições, como:
- O aumento de qualidade e velocidade dos procedimentos, estando em conformidade com os atos regulatórios;
- Melhoria do relacionamento com os clientes internos e externos, acionistas e demais stakeholders;
- Disseminação de elevados padrões éticos/culturais de Compliance pela organização.
Trazer o Compliance para o âmbito trabalhista é uma ação conjunta com o departamento jurídico, recursos humanos e a direção da empresa. O escopo tem por premissas as leis e acordos trabalhistas bem como as convenções coletivas e regras internas estabelecidas pela empresa.
Não existe uma lei específica para a regulamentação do Compliance, mas tem-se o Decreto Federal 8.420/16, que regulamenta a Lei Anticorrupção, que pode ser utilizado como base para aplicação e faz com que seja parte importante e integrante do programa. A Lei se aplica a todas as empresas, não apenas à esfera pública, pois toda empresa, para existir, precisa manter relações com os órgãos públicos para obter licenças, cumprir as responsabilidades fiscais e outras.
Essa gestão com ênfase trabalhista vai além dos padrões e procedimentos, devendo estar envolvida e conectada com todos os setores das empresas e não somente no setor de recursos humanos a fim de entender melhor as informações e desenvolver estratégias eficazes de prevenção de riscos.
A adoção do programa traz um diferencial no mercado, pois demonstra que tem como principal objetivo zelar pela reputação e boa atuação da empresa, atribuindo a ela maior credibilidade e confiança. Acaba consequentemente atraindo parceiros e colaboradores que compartilham dessa política e previnem falhas ou ilegalidades.
O programa é desenhado e pensado de acordo com a visão e perspectiva do board, mas é de fato executado por todos na empresa. Este é o objetivo de um bom programa de Compliance: que todos da organização o executem. Uma das formas mais eficientes que a instituição possui para expor e transferir as diretrizes de seu programa de Compliance é por meio de treinamentos.
Um dos valores do Grupo Marca, através de uma frase de Jim Collins, reflete a importância que temos com as pessoas, enfatizando que através de programas como o Compliance trazemos reflexos positivos para o cotidiano e as perspectivas da empresa.
No Grupo Marca temos a ferramenta a fim de trazer um ambiente de trabalho adequado, conectado com cultura ética, atingindo o comportamento de todas as esferas da empresa agregando valor à imagem considerando que a ética primária está garantida.