Escrito por Talita Santos Frizera, Assistente de Suprimentos.
Caro leitor,
Hoje vamos a abordar um assunto que atualmente está movimentando o mundo dos negócios como a logística e especialmente a frota pesada, que a cada dia, se otimiza cada vez mais com a ideia de ser amiga do meio ambiente.
1) Sustentabilidade! Tecnologia dos caminhões:
A fim de reduzir o monóxido de carbono, a sugestão e aposta é investir em tecnologia nos caminhões, por exemplo, o surgimento de veículos elétricos e híbridos, que assim, ajudam reduzir a poluição. E não é só isso, essas maquinas estão cada dia mais eficientes e estão ajudando a manter a sustentabilidade cada dia mais.
- Euro 6: Mais do que Números
Ao ouvir “Euro 6”, muitos podem pensar em regras técnicas e jeitos de emissões. No entanto, é uma regulamentação da União Europeia que manda os fabricantes de caminhões reduzirem a fumaça que sai do escapamento. A ideia é deixar o ar mais limpinho e menos poluído.
Os Euro 6 são como os carros turbinados da logística com tecnologia de ponta! Com motores que seguem esse padrão, a fumaça tóxica diminui. Isso é um grande ganho para cidade e para saúde de todos. E além disso, os caminhões ficam ainda mais econômicos, gastando menos diesel.
2) Otimização de rotas e caminhos mais sustentáveis:
Sabe quando o GPS sugere você dar uma volta enorme quando na verdade, poderia ser um caminho mais curtinho? Então, com alguns apps e sistemas de gerenciamento de frotas, dá pra calcular rotas mais eficientes, economizando tempo e mandando menos fumaça para céu. É tipo um Waze, mas do planeta. Um exemplo disso é:
- Telemetria: O GPS que Sabe Tudo
A telemetria age como o cérebro esperto dos caminhões, indo além de apenas mostrar o caminho, oferecendo dicas valiosas para uma condução mais econômica.
Como é que ela opera? A telemetria fica de olho constantemente no caminhão, monitorando a temperatura do motor, a pressão dos pneus e o consumo de diesel, ou seja, ela está por dentro de tudo.
Lembra quando eu citei que o Waze dá aquelas sugestões para evitar o trânsito? A telemetria faz a mesma jogada. Ela analisa o movimento nas estradas, as condições do tráfego e até mesmo o clima, auxiliando na escolha da rota mais rápida e tranquila.
3) Manutenção consciente:
Uma manutenção bem feita faz toda diferença! Se for um procedimento inadequado, pode resultar em um aumento de consumo de combustível e emissões. Sempre opte por práticas preventivas e reduza o impacto ambiental, melhorando assim, a eficiência operacional.
4) Parcerias que contam!
A colaboração é a chave de tudo! Se as empresas se juntam, compartilham ideias e recursos, dá para otimizar as operações, evitar caminhões vazios e dar aquela força para o meio ambiente.
As empresas que adotam esse tipo de prática, reduzirão as emissões e além de salvar o planeta, ainda economizam financeiramente.
Finalizando a missão sustentável:
A logística sustentável e os caminhões “Eco-friendy” possuem vantagens significativas, e isso, no final das contas é vantajoso para todo mundo: menos poluição, menos gastos e mais futuro para a gente curtir.
Assim, rumo a uma logística verdadeiramente sustentável para todos!