Há cinco anos, realizamos o Dia das Crianças de maneira especial para os alunos dos nossos Projetos Sociais. Através do Programa Padrinho Legal, envolvemos colaboradores, parceiros e amigos da Marca Ambiental em um processo de doação que toca profundamente a todos que participam. Aqui, relato um pouco dessa jornada, mostrando como a solidariedade transforma sonhos em realidade e o impacto que cada um dos envolvidos provoca na vida dessas crianças.
O Instituto Marca – IM, o braço social do Grupo Marca, que tem como propósito transformar vidas com desenvolvimento sustentável, e é o guardião deste programa. Cabe a ele promover todas as etapas do projeto, desde o planejamento até a execução da festa. A missão do Instituto é clara: conectar parceiros para proporcionar bem-estar a pessoas em situação de vulnerabilidade social, e são essas conexões que tornam possível a realização dessa iniciativa.
A organização deste grandioso evento começa dois meses antes, e o primeiro passo é estimular os alunos, em idade de até 13 anos, a escreverem uma cartinha que retrate seus sonhos. Este momento, que acontece em sala de aula, é acompanhado com muito carinho e acolhimento, pois é aqui que a magia começa.
Para que tudo aconteça no tempo ideal, fazemos uma série de intervenções para comunicar e encantar a todos. Assim, no dia marcado, a distribuição das cartinhas aos Padrinhos Legais começa e, rapidamente, todas as crianças têm seus sonhos acolhidos. Todos, desde os conselheiros, CEO, diretores, gerentes, colaboradores, terceirizados, parceiros e, até mesmo, os amigos e familiares dos colaboradores tornam-se realizadores de sonhos.
Aos poucos, os presentes chegam acompanhados de mensagens carinhosas e de incentivo. Tudo é cuidadosamente organizado para garantir que cada criança receba o seu pedido. Os presentes são separados, organizados e, se necessário, embrulhados. Neste momento, os Voluntários do Bem entram em ação, participando de diversas fases do projeto, culminando na festa em si.
Este ano, o grande dia ocorreu em 05 de outubro, no Centro de Educação Ambiental da Marca Ambiental, local usado todos os anos par a realização do evento. A festa foi preparada para mais de 300 pessoas, incluindo alunos, professores, prestadores de serviços, colaboradores e voluntários. Além das brincadeiras, pipoca, algodão doce, picolé e uma decoração especial, cada detalhe é pensado para criar um dia inesquecível.
As lições que esse projeto nos ensina vão muito além da doação de brinquedo. Ele nos fala de empatia, solidariedade, propósito, amor, valores, cultura e visão de futuro, mostrando como ações dessa natureza pode tocar o coração das pessoas. Além disso, o projeto está diretamente vinculado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, alinhando-se ao ODS 3 (Saúde e Bem-Estar), ao promover momentos de lazer e interação social de forma acolhedora; ao ODS 10 (Redução das Desigualdades), por proporcionar um espaço de igualdade para todos, independentemente da situação social; ao ODS 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes), por promover uma cultura de paz e respeito; e ao ODS 17 (Parcerias e Meios de Implementação), por ser um projeto construído com conexões fortes e duradouras.
Concluir este evento anualmente é uma prova do poder transformador da doação. É uma celebração que além de transformar a vida das crianças, enriquece também a vida de quem se envolve, mostrando que doar é, acima de tudo, receber em troca o amor e a alegria que essa ação proporciona. Foram 273 padrinhos legais, 273 presentes entregues e 273 crianças felizes!
“Nada que vivemos tem sentido
se não tocar o coração das pessoas”
Cora Coralina
Por Mirela Chiapani Souto
Gestora de Projetos