Da hierarquia de opções para o gerenciamento de resíduos, sabe-se que, após analisadas e cessadas todas as possibilidades de minimização, reutilização e reciclagem, o gerenciador deve enfocar a escolha da tecnologia de tratamento ou de disposição final que melhor se aplique a especificidade do material em questão. De fato, diante da atual realidade brasileira, para os Resíduos Sólidos Urbanos (RSU), a disposição em Aterros Sanitários, configura-se como uma técnica viável de destinação final destes materiais.

O IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas, 1995) define Aterro Sanitário como: “a técnica de disposição de resíduos sólidos urbanos, sem causar danos ou riscos à saúde pública, utilizando princípios de engenharia para confinar os resíduos sólidos ao menor volume permissível, cobrindo-os com uma camada de terra na conclusão de cada jornada de trabalho”.

Um dos itens de controle ambiental obrigatório em Aterros Sanitários configura-se como a implantação e operação de sistemas de captação e drenagem dos gases gerados pela decomposição anaeróbia da matéria orgânica presente nos RSU. Estes gases são comumente denominados por Biogás. Ele é formado basicamente de metano (CH4), um gás incolor, inodoro e muito inflamável, além de outros constituintes, conforme demonstra-se na Tabela 01. O quali-quantitativo de biogás gerado ao longo da operação de um Aterro Sanitário depende de fatores diversos, tais como quantidade de matéria orgânica disposta, tipologia da matéria orgânica, pluviometria local, condições operacionais do Aterro, entre outros.

Tabela 01: Composição Típica do Biogás de Aterro Sanitário

Gás Teor em Volume Fórmula Química
Metano 55 – 75 CH4
Dióxido de Carbono 25 – 45 CO2
Nitrogênio 0 – 3 N2
Hidrogênio 0 – 2 H2
Oxigênio 0 – 0,1 O2
Gás Sulfídrico 0 – 1 H2S

 

O metano é considerado um gás causador de efeito estufa, por isso, em uma operação tradicional de Aterro Sanitário, deve ser captado e direcionado para um flare, onde é queimado, convertendo o metano em gás carbônico, que intensifica menos o problema do aquecimento global. Outra opção é queima do biogás, desde que em condições técnicas apropriadas, na área do próprio Aterro Sanitário.

Por se tratar de um gás inflamável (além de renovável), função da presença do metano na constituição do Biogás, uma alternativa, na maioria da vezes viável, que vai de encontro aos preceitos da Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS, é o uso do biogás na geração de energia Elétrica.

Uma unidade que utiliza o biogás como fonte renovável para geração de energia compreende, inicialmente, em linhas gerais, a implantação e operação de sistemas de captação e drenagem do gás deste o Aterro Sanitário até a planta processadora. Após passagem por processos que promovam redução de temperatura, compressão, limpeza e remoção de contaminantes (basicamente gases que podem causar danos a equipamentos mecânicos, como H2S), o biogás é encaminhado para conjuntos moto-geradores que realizam a conversão da energia química presente no gás em mecânica, ativando um gerador que produz a energia elétrica.

Do estudo desenvolvido pelo PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), sob título: “Estudo sobre o Potencial de Geração de Energia a partir de Resíduos de Saneamento (lixo, esgoto), visando a incrementar o uso de biogás como fonte de energia renovável”, elaborado no ano de 2010, disponível na INTERNET e que sugere-se como fonte de consulta, apresenta-se a Tabela 02, na qual pode-se notar uma estimativa do potencial de geração energética associada a um quantitativo de resíduos dispostos diariamente em um Aterro Sanitário.

Tabela 02: Quantitativo energético potencial gerado X Quantitativo de Resíduo disposto em um Aterro Sanitário (Fonte: PNUD, 2010)

Faixa de Potência (MW) Quantitativo de Resíduos destinados/ dia (t) Número de habitantes atendidos (mil)
0,5 129 135
1 258 270
5 1.288 1.348
10 2.577 2.696
15 3.865 4.043
20 5.154 5.391
30 7.731 8.087

 

Na Figura 01, apresenta-se uma vista da Unidade de Geração de Energia através de Biogás recentemente inaugurada na área do Aterro de Nova Iguaçu/RJ.

Figura 01: Vista da Usina de Geração de Energia Através de Biogás (Aterro Sanitário de Nova Iguaçu) (Fonte: Site Petronotícias. Agosto de 2019)