Itens que estampam a causa sustentável, trazem ganhos positivos ao planeta. Uma empresa capixaba, situada na CTR Marca Ambiental, tem gerado o que falar com seu design inovador, tudo produzido 100% com madeira de reflorestamento. Um dos destaques é uma bicicleta, batizada como Astan Bike.
Esportes como o ciclismo crescem no Brasil – atualmente, já são mais 70 milhões de magrelas espalhadas pelo país afora. De acordo com Guilherme Pella, designer de produto e sócio-fundador da Rutzpell, empresa que concebeu a ideia, comparada à bicicleta comum, considerando os insumos e processos de fabricação, a bike de madeira é 80% menos agressiva ao impacto ambiental.
Bike sustentável é mais leve e pode ser customizada
“A bike de madeira é mais confortável, porque é mais flexível, do que a liga de metal, por exemplo. O quadro da bicicleta pesa a partir de 4 Kg, a depender dos acessórios, já que ela pode ser customizada, segundo o gosto do usuário”, explica.
Sobras do processo viram peças de décor
Quase todo o material restante da madeira no corte a laser da bike é reaproveitado. Com o que sobra, nada vai para o lixo ou é descartado incorretamente. Gera-se um novo ciclo de mais oportunidades e são criados outros produtos, como luminárias e tábuas.
Locomoção com sustentabilidade na ponta dos pés e ao alcance das mãos
“Uma bicicleta urbana para colocarmos em prática uma locomoção com sustentabilidade. É resistente à água e a radiação solar, pois recebe em seu acabamento final um verniz automotivo, fazendo com que aumente a durabilidade”, destaca.
Mais informações sobre essa idealização com origem capixaba, podem ser obtidas pelo site: https://astanbike.com/.