O mundo em que vivemos hoje, está cada vez mais tecnológico, a cada dia novas formas de comunicação estão sendo utilizadas, e com isso, evoluir nunca foi tão necessário.

É exatamente nesse contexto, que surgem ideias inovadoras, com possibilidade de mudanças nos mais diferentes cenários. Da mesma forma acontece com a comunicação e seus meios de entregar uma mensagem. Nesse novo cenário, o público não é mais passivo, e nem um mero espectador, pelo contrário, ele interage, cria conexões e atribui novos significados ao conteúdo que é exposto.

Essa interação possibilitada aos interagentes está a cada vez mais ultrapassando as barreiras físicas e se tornando ainda mais íntima, possibilitando um estreitamento de relação entre o indivíduo e a informação, um exemplo disso, está no avanço e poder das redes socias.  De acordo com dados disponibilizados pela pesquisa Global Digital Overview 2020, feita pelo site We Are Social em parceria com a ferramenta Hootsuite, o Brasil é o terceiro país que mais utiliza as redes sociais, ficando, em média, 3h42 por dia conectado. São 150 milhões de usuários ativos, o que representa mais de 70% da população brasileira.

Nesse contexto, podemos citar o poder da internet e a popularização dos conteúdos, que se espalham de incontáveis maneiras, e ganham adeptos e ouvintes pelo mundo inteiro em um piscar de olhos. Esses conteúdos, além de serem exaustivamente compartilhados, são também comentados e discutidos por uma legião de pessoas de diferentes contextos, que a partir de sua vivência, dão origem a novas histórias.

Se encaixam também nesse cenário, as mídias de compartilhamento, como o Instagram, o TikTok, além das mais tradicionais como o Linkedin, Facebook e também as mídias de massa, televisão e rádio. Todas, de uma maneira geral carregam um importante papel: o de além de comunicar uma mensagem, conectar pessoas de lugares e até mesmo cultura diferente.

Tudo isso pode ser extremamente positivo, já que os dados apontam uma tendencia de crescimento das relações voltadas para a comunicação, ou seja, pensando estrategicamente, uma empresa hoje consegue ter uma voz muito mais ativa, podendo alcançar um número maior de pessoas, e assim expandir seus canais de venda e multiplicar o alcance de sua mensagem. Quem diria que, empresas, lojas, teriam o poder de alcançar sua visibilidade institucional a partir de uma gestão efetiva das redes sociais? Essa é uma tendência ascendente, e, que, de fato, veio para ficar.

Não tem para onde fugir. Cada vez mais faz-se necessário pensar nos meios de comunicação caminhando lado a lado com o crescimento empresarial;

As promessas desse novo ambiente provocam expectativas de um fluxo mais livre de ideias, do poder de compartilhamento que tem transformado meros espectadores em emissores e produtores de conteúdo, podendo assim culminar em uma produção coletiva, transformando seus usuários em uma grande e participativa fonte de conexão em uma sociedade, que cresce, reproduz e recria novos conteúdos todos os dias.