O acesso à informação e a capacidade de colocar o conhecimento para uso produtivo sempre foram a marca registrada de pessoas bem sucedidas, empresas e até mesmo nações. Sabemos que informação é uma vantagem competitiva muito grande. Por isso, ter dados confiáveis e acessíveis é, certamente, uma garantia da otimização dos processos internos, auxiliando mais rapidamente na implementação de estratégias. Esse tipo de ação abre espaço para que a empresa desenvolva sua atividade final com mais foco e tenha menos preocupação com o descontrole da informação.

A “gestão do conhecimento” surge como método para aprimorar o trabalho dentro de uma esfera global, através de comunicação e colaboração com auxílio das novas tecnologias. O conhecimento é a contextualização da informação proveniente dos dados. Sendo assim, enquanto informações, esses dados devem ser os mais precisos e organizados possíveis.

O conhecimento deles é informação em um contexto que possibilita agir dentro de uma empresa. A gestão do conhecimento é a construção de inteligência organizacional, permitindo uma otimização do uso dos dados. Ela utiliza, cada vez mais, ideias e experiências de funcionários, fornecedores e clientes a fim de melhorar o desempenho que as empresas podem alcançar. Em níveis operacionais, destaca-se pela importância da socialização de estratégias organizacionais.

A troca de informações ganhou contornos globais. Em poucos anos, a tecnologia fez com que o volume e a complexidade de informações trocadas crescessem exponencialmente. Hoje, vivencia-se um novo fenômeno: a era dos dados.

Como definiu o periódico britânico The Economist: “data is the new oil” (“dado é o novo petróleo”, em tradução livre). Os dados tornaram-se a nova commodity mais valiosa do mundo. Já parou para pensar quantas revoluções tecnológicas vivenciamos? Big data, Inteligência Artificial (IA) Robótica, Mídias Sociais, Internet das Coisas (IoT), etc. Quanto mais cedo profissionais e empresas souberem tirar vantagem disso, mais sucesso terão.

Além disso, desenvolver uma empresa diferenciada no mercado é uma obrigação para todos os empreendedores, pois é assim que um negócio consegue o sucesso. Para que isso ocorra, é necessário conhecer as tendências, principalmente as relacionadas com inovações tecnológicas, como o monitoramento, que apresentam dados. Por isso, a empresa deve investir, sobretudo, na confiabilidade dos dados emitidos, uma vez que, somente com base nessa segurança dos sistemas de informação, é possível uma visão real das atividades gerenciais.

A análise de dados desenvolve indicadores de performance e de soluções preditivas para possíveis problemas é de fundamental importância para que a empresa tenha controle e monitoramento da qualidade do próprio serviço. Quem não se adaptar, perderá poder de competição.

Nesse contexto, a era dos dados tende a gerar resultados, aumentar o desempenho interno, garantir uma entrega de qualidade e, ao mesmo tempo, aprimorar os processos internos da cadeia produtiva e o devido monitoramento dos resultados. É um trabalho inovador e árduo, associado às necessidades da empresa, primordial para a ascensão da eficácia da confiabilidade dos dados e às tomadas de decisões.