Governança corporativa é caracterizada como um sistema formado por princípios, regras, estruturas e processos que dirigem e monitoram as organizações, com objetivo de geração de valor sustentável para a organização, para os sócios e para a sociedade em geral, de acordo com definição do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). Integridade, transparência, equidade, responsabilização (accountability) e sustentabilidade são os princípios que regem esse conceito e que, portanto, precisam estar integrados à atuação das empresas.
A governança corporativa é um pilar do ESG, que também engloba adoção de boas práticas Ambientais e Sociais para o crescimento sustentável de uma empresa. É um conjunto de ações fundamentais para o mercado mundial da atualidade e os números comprovam: 7 em cada 10 empresas brasileiras investem em ESG, conforme pesquisa da Amcham Brasil.
Na Marca Ambiental, a governança corporativa é entendida como um pilar essencial para a longevidade empresarial. Apenas por intermédio dela, é possível seguir promovendo a transformação de vidas com desenvolvimento sustentável e é por isso que a empresa explora os princípios da governança indicados pelo IBGC, sobretudo a responsabilidade corporativa e a transparência nas ações.
Governança corporativa na Marca
Ao considerar a conexão intrínseca entre a governança corporativa e a conformidade, a Marca promove ações ao longo do ano para promover a cultura da conformidade entre os colaboradores e demais partes interessadas. Por exemplo: no primeiro semestre deste ano, foi realizado o “Pit Stop da Conformidade”, em que foi divulgado um caso fictício para os colaboradores e solicitado que eles enviassem sugestões de resolução, com insights de boas práticas.
Já no segundo semestre de 2024, foi realizada a “Semana da Conformidade”, com ações voltadas para a promoção da cultura da conformidade por meio da gamificação, como o Passa ou Repassa da Conformidade, com perguntas e respostas sobre o Código de Conduta e Ética e as políticas aplicáveis da empresa.
Ações como essas ajudam em uma movimentação muito importante na empresa: os princípios da governança corporativa passam a ser percebidos diariamente pelos colaboradores e se tornam um verdadeiro pilar da cultura, deixando de ser uma realidade distante. Dessa forma, a Marca transmite para colaboradores, demais partes interessadas e para o mercado que está comprometida com a criação de um ambiente de negócios sustentável e pautado na ética e na integridade, dentro dos parâmetros legais aplicáveis à realidade da empresa.
“Nos próximos anos, avançaremos ainda mais, promovendo a cultura da conformidade para as demais unidades do grupo e desenvolvendo novas ações que divulguem e reforcem nossos princípios e valores éticos.”
-Beatriz Figueiredo, Coordenadora Jurídica na Marca