Just in Time (JIT) é uma filosofia de administração de manufatura e processos que surgiu no Japão em meados da década de 60, sendo a Toyota Motor Company a responsável por sua concepção e desenvolvimento através do idealista Taiichi Ohno, vice-presidente da empresa na época, por isso o JIT também é conhecido como “Sistema Toyota de Produção” (ALVES, 1995). O sistema pode ser aplicado em qualquer tipo de organização e visa administrar a   produção de forma simples e eficiente, otimizando o uso dos recursos de capital, equipamento e mão-de-obra, objetivando obter um sistema produtivo capaz atender às exigências de qualidade e entrega de um cliente, ao menor custo possível e com estoques mínimos (ALVES, 1995).

Operacionalmente, dizer que uma organização pratica a filosofia Just In Time significa que cada um de seus processos são supridos com os itens certos e nas devidas quantidades, no tempo e lugar certo (MONDEN, 1984).

O principal conceito da produção Just in Time é a produção puxada (por demanda), ou seja, primeiro se vende um produto/serviço para só então aplicar os recursos da organização para fabricá-lo/executá-lo. Sendo assim, o estoque de matérias-primas deve suficiente apenas para manter algumas horas de produção, o que pode ser bem desafiador para o planejamento (Escola EDTI, 2022).

Na CVR Marca Ambiental temos como missão oferecer solução completa para o gerenciamento de resíduos valorizando às partes interessadas, o meio ambiente, a qualidade, a segurança e a inovação. O cumprimento dessa missão se inicia no momento em que nossos clientes demandam por nossos serviços para valorizar/tratar/destinar corretamente seus resíduos. Após o recebimento dos materiais vindos dos clientes, os recursos necessários são chamados a atuar, colocando em prática as técnicas e tecnologias de valorização/tratamento/destinação que possuímos. É perceptível que este cenário caracteriza um sistema de produção puxado, em que a organização executa seus processos de acordo com o que é demandado por seus clientes.

A CVR Marca busca ser cada vez melhor e mais completa no que faz, a fim de atender plenamente sua alta gama de clientes, gerenciando seus mais variados resíduos. Dito isto, além da produção por demanda, cabe ressaltar que alguns processos de tratamento de resíduos precisam ser executados seguindo conceitos da filosofia Just in Time. Na rotina operacional da CVR Marca é preciso transportar resíduos entre os locais de recebimento/armazenamento e as estações de tratamento, respeitando os limites de vazões das plantas, mas sempre buscando processar o máximo de resíduos no menor tempo possível, com o menor custo possível, mantendo a qualidade esperada pelos clientes e os parâmetros exigidos pelos órgãos ambientais.

Diante disso, é notório que as operações da Marca Ambiental, estão alinhadas com conceitos da filosofia Just in Time, o que corrobora com Alves (1995) ao dizer que “o sistema (Toyota de Produção) pode ser aplicado em qualquer tipo de organização”, independente do seu negócio.

De maneira geral, o JIT traz diversos benefício para as empresas, dentre os quais podemos destacar (Escola EDTI, 2022):

  • Redução de custos.
  • Redução de desperdícios.
  • Flexibilidade para mudanças.
  • Minimização de estoques.
  • Mais controle sobre os processos.
  • Melhoria da satisfação do cliente.
  • Melhoria da produtividade.
  • Melhoria do relacionamento com fornecedores.

 

Deste modo, apesar dos diversos desafios das organizações, buscar formas de melhorar o atendimento ao cliente e reduzir custos é comum à todas, sendo a filosofia Just in Time um caminho para que as empresas avancem diariamente neste sentido, independente do setor que atuem, impulsionando uma cultura de redução de desperdícios, gerando impacto positivo não só para a organização, mas também para a sociedade e o meio ambiente.