No cenário do esporte paralímpico brasileiro, uma equipe do Espírito Santo tem se destacado cada vez mais. Os atletas pertencentes a Associação Capixaba Paralímpica de Desportos (ACPD) obtiveram 6 medalhas de ouro, 3 de prata e 7 de bronze no Circuito Brasil Loterias Caixa, que aconteceu nos dias 9 e 10 de abril, evento organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e considerado o mais importante no cenário paralímpico nacional nas modalidades do atletismo, natação e halterofilismo, além de ter sido uma seletiva para o Mundial de Natação de Portugal.

Nós, da Marca Ambiental, apoiamos a ACPD e práticas que incentivam o esporte em sua totalidade. Quer conhecer mais sobre esse apoio e os atletas que defendem o Brasil em competições mundiais? Continue lendo!

Veja também – Reescrevendo o futuro

Cenário paralímpico brasileiro

As competições nacionais e mundiais para atletas paralímpicos têm como objetivo desenvolver as práticas e aprimorar as habilidades esportivas, e melhorar o nível técnico de cada atleta, com base na preparação física, mental e emocional para eventos como os Jogos Paralímpicos, realizados a cada 4 anos. Nesses campeonatos, a primeira participação brasileira aconteceu em 1972, nos Jogos Paralímpicos da Alemanha Ocidental, e, atualmente, o Brasil já é considerado um dos 10 países com maior destaque, além de estar entre os 20 países com mais medalhas acumuladas, segundo dados do Comitê Paralímpico Brasileiro.

A última participação brasileira em Jogos Paralímpicos foi em Tóquio, com uma delegação formada por 260 atletas e a maioria deles representaram o atletismo e a natação. Uma das representantes da seleção brasileira foi Mariana Gesteira, nadadora que conquistou a medalha de bronze competindo ao nadar 100m na categoria S10 – que estava acima da categoria que ela costumava competir.

Destaque capixaba em competições nacionais

Capixaba de coração, Mariana é nascida no Rio de Janeiro e faz parte da Associação Capixaba Paralímpica de Desportos há cerca de um ano, desde que se mudou para a capital espírito-santense. A equipe, que treina no Álvares Cabral, é apoiada e assistida de perto por nós, da Marca Ambiental, que prezamos pelo incentivo ao esporte e à cultura e os firmamos como pilares fundamentais para a construção e a formação do cidadão.

No Circuito Brasil Loterias Caixa, que aconteceu nos dias 9 e 10 de abril deste ano, Mariana bateu o recorde das Américas. A medalhista paralímpica conquistou o melhor tempo do mundo nos 50 metros livres, com 27.98 segundos, sendo este, também, o melhor tempo do ano na prova.

“O mais importante foi termos batido o recorde das Américas. Foi a primeira vez que nadei para 27 segundos nos 50 metros livres. É um tempo muito forte e o melhor do mundo hoje, de todas as categorias físicas, não só para a minha. Era um sonho para mim, um sonho até mesmo distante, mas graças ao apoio que recebi de empresas que sonharam junto comigo, como a Marca Ambiental, conseguimos transformar o sonho em realidade”.

  Mariana Gesteira.

Para nós, da Marca, ver esses resultados nos enche de orgulho e nos motiva a manter o apoio e dar ainda mais atenção aos nossos atletas. A próxima competição a acontecer este ano é o Campeonato Mundial de Natação na Ilha da Madeira, em Portugal, em junho, para o qual a Mariana foi uma das 29 atletas convocadas para defender a bandeira brasileira. Vamos juntos!