A fome é um dos principais indicadores da desigualdade, falta de oportunidades, e investimento social. Segundo levantamento feito pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania, Segurança Alimentar e Nutricional (Penssan), em 2021, 55,2% das famílias brasileiras passam por dificuldades para se alimentarem, representando milhões de pessoas em situação precária. 

Neste período de pandemia, a situação foi agravada, com centenas de milhares de pessoas sem ter o que pôr na mesa, e sem o suporte necessário, ocasionando desta forma danos irreversíveis à saúde pública como um todo, estes que causam danos sem precedentes à casa das famílias brasileiras. Com um olhar atento e sensível a situação, a Marca Ambiental lançou a campanha #MarcaSolidária com o intuito de prestar assistência a essas famílias.

Arrecadação de cestas básicas

A campanha surgiu da necessidade de já ouvir as vozes que já existem no maior bairro de Cariacica, Nova Rosa da Penha, o qual desde 2006 foi criado o Programa Ciranda do Saber, que possui como objetivo estimular conceitos de esporte, cultura, lazer e cidadania de jovens, crianças e adolescentes da comunidade.

Aproximadamente 465 crianças fazem parte do projeto. Deste total, 150 vivem em condições de extrema vulnerabilidade social, situação esta agravada pela pandemia. Sob este olhar que necessita de cuidado e atenção, a Marca Ambiental convocou empresários, cidadãos e colaboradores para se unirem à campanha Marca Solidária, pensando em gerar marcas positivas na vida destas famílias.

Somente no primeiro mês após o lançamento, a campanha #MarcaSolidária arrecadou mais de 300 cestas básicas, graças a uma corrente do bem que se uniu em prol da causa, beneficiando mais de 750 pessoas, que foram beneficiadas.

Cestas básicas
Campanha #MarcaSolidária arrecada mais de 300 cestas básicas para famílias de baixa renda durante a pandemia | Marca Ambiental

Por que a cesta básica é tão importante?

A cesta básica é um componente essencial para a casa dos brasileiros. Nela, estão os alimentos necessários para que a família consiga passar cerca de um mês sem passar necessidades. Além disso, ela é pensada de forma que toda as pessoas se alimentem de maneira adequada, com os nutrientes primordiais para a saúde.

No entanto, com a inflação em alta e o poder de compra diminuído, fazer a compra no mês no supermercado está ainda mais complicado. Segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos (Dieese), a cesta básica em Vitória, que é a capital do Espírito Santo, pela primeira vez em dez anos, superou meio salário mínimo.

O valor de uma cesta básica em 2011 era de R$242, passando para R$600 em 2020. Em 2021, o preço médio da cesta foi para R$610. Isso representa um aumento de 2,36% somente entre os meses de março a abril no valor dos itens.

Especialistas indicaram que, somente para se alimentar, o capixaba necessita trabalhar por 15 dias (sem contar as demais despesas, como moradia, vestimenta, transporte e lazer). Dentre as 17 capitais brasileiras pesquisadas, Vitória está em 5º lugar, como um dos mais caros.

Marca Ambiental auxilia famílias do programa Ciranda do Saber
Famílias participantes do programa Ciranda do Saber são contempladas durante a campanha | Marca Ambiental

Como ajudar

Para contribuir da forma mais eficiente possível, a Marca Ambiental organizou diferentes frentes para a arrecadação de cestas básicas. A primeira forma de ajudar é por meio da conta do PicPay do projeto, @programacirandadosaber. Não há um valor mínimo estipulado, podendo ser o quanto desejar. Toda a quantia arrecadada é destinada em prol dessa campanha.

Caso prefira doar alimentos em mãos, ou a cesta básica completa, basta entrar em contato com a Marca Ambiental para definir pontos de coleta. Nossos colaboradores estão organizados para atender em todas as plataformas, inclusive por meio das redes sociais, @marca.ambiental.

Você pode, também, combinar a entrega por meio do e-mail comunicacao@marcaambiental.com.br. O prazo para as doações vai até 5 de julho.