Muitos gestores conhecem e utilizam métodos para alcançar seus resultados junto com a equipe. Mas no meio de tantas ferramentas e estratégias, uma informação pode acabar ficando perdida, mesmo sendo a mais importante de todas. Não existe metodologia eficaz quando não está baseada em um objetivo claro e mensurável do que se busca conquistar. A Meta. Sem meta definida é impossível fazer gestão, pois nunca se sabe se o resultado desejado está sendo atingido ou não.
Para começar, precisamos de um problema, uma oportunidade de melhoria identificada. Se você não consegue enxergar oportunidades no seu trabalho, procure comparar algum gasto ou indicador relevante ao longo dos meses, ou comparar-se com outras empresas ou outros setores. Analise seu desempenho em relação ao orçamento do seu setor. Qualquer variação melhor do que a sua atual situação é uma oportunidade em potencial e, a princípio, pode ser buscada.
Um planejamento bem feito está necessariamente embasado em análises de fatos e dados relacionados a oportunidade a ser conquistada, detecção da causa raiz do desvio, ou seja, o ponto-chave causador da variação e a consequente definição de um plano de ação diretamente sobre essa causa raiz acompanhado dos prazos e responsáveis por cada ação. Aliás, cabe uma dica importantíssima: responsável é aquele responde por uma entrega, não necessariamente quem a executa. Por isso, sempre um responsável, apenas um.
Falconi, um dos principais nomes da gestão no Brasil, afirma que liderar é bater meta consistentemente com o time fazendo certo. Se você gerencia alguma tarefa ou algum setor, é essencial que tenha acesso aos dados do seu trabalho, das suas entregas. Estabeleça indicadores, painéis de acompanhamento junto a sua equipe, envolva todos com a meta e o plano de ação diariamente, é a coisa mais importante no trabalho do líder.
A busca por resultado consistente, aquele que garante o atingimento da visão da empresa de médio e longo prazo, cumprindo as leis e resguardando os valores e princípios do negócio, geralmente transbordam para a satisfação dos clientes (internos e externos) e elevam o nível e orgulho dos colaboradores de fazer parte de um time campeão. Confie no método, e junto com sua equipe, persiga a meta. Nunca esqueça da meta.