O ESG tem evidenciado o cuidado que as empresas têm em relação à sustentabilidade. Atrair investidores, aumentar o nível de competitividade no mercado e conquistar novos clientes e parceiros são alguns dos benefícios de integrar o princípio de Environment, Social e Governance (Ambiental, Social e Governança, em tradução livre) às práticas da empresa. O tema é muito discutido por estar atrelado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), elaborados pela Organização das Nações Unidas (ONU), porém ainda é um assunto que gera dúvidas para companhias, colaboradores e parceiros.

Aqui, na Marca Ambiental, valorizamos alternativas que buscam a sustentabilidade e o cuidado com o ambiente e nossos colaboradores. Por isso, neste conteúdo, ajudaremos você a desmistificar alguns conceitos equivocados sobre o ESG.

Quer saber que mitos são esses? Continue lendo!

Veja mais – ESG: entenda a relação com os ODS

 

O que é o ESG?

O termo foi abordado pela primeira vez em 2004 em uma publicação do Pacto Global em parceria com o Banco Mundial, chamado Who Cares Wins, e diz respeito a princípios que buscam integrar fatores ambientais (environmental), sociais (social) e de governança (governance) ao mercado de capitais. Adotar práticas que estejam alinhadas a esses fatores pode reduzir os custos, melhorar a reputação e garantir uma imagem sólida e resiliente a uma empresa em um cenário de dúvidas e inovações.

 

Mitos e verdades sobre o ESG

  1. Qualquer empresa ou pessoa pode investir em ESG.

✅ Verdade! Não é necessário ser um expert para investir em técnicas e práticas sustentáveis que estejam alinhadas ao ESG.

 

  1. Investir em ESG é investir exclusivamente no meio ambiente.

❌ Mentira! O termo ESG engloba, além de questões ambientais, a diversidade, saúde, segurança, remuneração de executivos e colaboradores, contabilidade e outros critérios tão importantes quanto o clima.

 

  1. Os princípios do ESG vieram para ficar.

✅ Verdade! O investimento sustentável já é uma realidade no Brasil e no mundo. O relatório Inovação e ESG, da ACE Cortex, confirma esse fato ao mostrar que, apenas no Brasil, 46% dos empreendedores e colaboradores já investiram em programas de ESG em suas empresas. Além disso, a geração atual e os millennials (nascidos entre 1980 a 2000) já movimentam o mercado ao buscar empresas para investir que sejam ecologicamente corretas e que valorizam os fatores do ESG, como mostra a pesquisa da Visual Capitalist: 95% dos millennials e 85% da população geral investem nessas práticas.

Esse cenário evidencia a importância que o ESG tem atualmente e terá ainda mais nos próximos anos. Segundo a Pesquisa Global de Investimentos Sustentáveis, lançada pela BlackRock em 2020, 75% dos investidores devem adotar a metodologia ESG nas estratégias de suas empresas e, nos próximos cinco anos, a estimativa é que eles dobrem seus investimentos em produtos sustentáveis.

 

  1. É preciso ter muito dinheiro para investir em produtos ESG.

❌ Mentira! Muitas corporações já viram que investir em técnicas e programas alinhados aos fatores ESG trazem impactos positivos, como o aumento na venda de produtos e serviços, apesar de seu custo. A decisão de integrar hábitos mais sustentáveis à rotina da empresa atrai investidores, que podem até mesmo pagar 10% a mais em determinado produto por este fato, como indica um levantamento da Morningstar.

 

Benefícios de integrar o ESG às práticas da empresa

Junto às metas e objetivos sustentáveis de uma companhia, o ESG pode:

  • Promover um ambiente de trabalho mais harmonioso e engajado para os colaboradores, com forte cultura organizacional;
  • Desenvolver uma liderança consciente – de seus colaboradores, resultados, metas e do ambiente;
  • Melhorar sua imagem diante do mercado;
  • Construir uma reputação sólida;
  • Gera valor para as empresas a longo tempo;
  • Garantem segurança e longevidade à empresa.

 

ESG presente na Marca Ambiental

Adotar hábitos sustentáveis, de forma inovadora, é primordial aqui, na Marca Ambiental. No último ano, por exemplo, com a adesão do pilar ambiental, nosso Centro Administrativo Operacional recebeu reforços na demanda de energia com a instalação de painéis solares, uma alternativa para a geração de energia de maneira mais sustentável. Além da energia solar, nosso Parque de Ecoindústrias, composto por 10 empresas voltadas para a valorização de resíduos, é sede da geração de energia a partir do biogás de células de aterros sanitários.

Já diante do pilar social, incentivar a cultura, o esporte, o lazer e a cidadania na vida de crianças e adolescentes do bairro Nova Rosa da Penha é o principal objetivo do Programa Ciranda do Saber, criado e mantido pela Marca. Além deste projeto, a campanha Marca Solidária também entrou em ação, prestando assistência às famílias vulneráveis no período da pandemia, enquanto nossos projetos sociais evidenciaram a educação ambiental em diversas ações de conscientização junto à sociedade.

Com o objetivo de promover benefícios para a empresa e para os nossos colaboradores, o Novo Centro Administrativo Operacional foi inaugurado alinhado ao pilar de governança do ESG. A proposta oferece aos colaboradores um escritório open space. Com base no dado divulgado pelo BMJ Journal, este tipo de espaço melhora em 40% as condições físicas de quem atua nesses locais, e possui modelo coworking, com o intuito de promover maior integração entre colegas de trabalho.