Nesta quinta-feira (15) nosso diretor, Gustavo Ribeiro, recebe em mãos o seu merecido Prêmio Líder Empresarial 2019, da Rede Vitória. Ele se destacou na categoria Empresa Ambiental, por meio de sua dedicação e espírito de equipe, que tem nos levado a um crescimento constante! Todo o time Marca Ambiental se orgulha dessa conquista.
Fizemos o post de hoje, em comemoração a este dia que marca mais uma linha de nossa história, com a ideia de também compartilhar como pensa e atua o nosso diretor!
Compartilharemos um pouquinho da entrevista que ele cedeu ao jornal Folha Vitória no último mês.
Confira!
Quem é Gustavo Ribeiro?
Uma pessoa que acredita que a liderança começa pelo exemplo e que o sucesso da empresa está diretamente ligado aos colaboradores, buscando eficiência no serviço e qualidade no atendimento ao cliente. Além disso, buscar estar cercado de pessoas melhores que nós. Desta forma estaremos motivados a nos capacitar e alcançar sempre os melhores resultados. Procuro buscar constantemente novos conhecimentos, estar atualizado em nosso segmento e no mercado. Procuro ser exigente comigo e gosto do espírito competitivo saudável.
Em meados de 2007, iniciei o estágio na empresa, na área de Engenharia/Operação, absorvendo conhecimento e colocando em prática o que estava aprendendo na graduação. Esse estágio durou 2 anos e, em meados de 2009, encerrei, dando prioridade à conclusão da graduação em Engenharia Civil, além da oportunidade de estagiar em outras empresas. Em 2012, já formado, retornei para a empresa como Engenheiro e fui trabalhar no setor de Engenharia/Operação onde permaneci por 2 anos. Em agosto de 2014, assumi a Diretoria de Engenharia e Operações da Empresa. Em março de 2016, iniciei uma pós-graduação e assumi o cargo de Diretor Geral.
Que características o levaram a ser reconhecido como um grande líder em seu segmento?
O estilo de liderança baseado pelo exemplo, com humildade e vontade de melhorar sempre. Mostrar para os liderados que o resultado da empresa é fruto de toda equipe e que as sugestões de melhorias devem ser dadas e ouvidas por todos, independente da hierarquia. Buscar pessoas talentosas, com cabeça de dono, que tenham sonho grande e capacidade de execução. Estar disposto para aprender com os erros e simplificar as soluções.
Perspectivas para o futuro do setor de atuação?
O segmento de resíduos está em grande evidência. Estamos passando por um momento em que as pessoas estão se tornando mais conscientes, e se sentindo mais responsáveis por suas atitudes. E isso reflete nas empresas e, consequentemente, em nosso segmento. A tendência no nosso setor é cada vez mais se desenvolver no sentido de reaproveitar ao máximo o que for gerado. O conceito é que o resíduo ao invés de ser simplesmente descartado, tenha outras utilizações.
A ideia de economia circular e logística reversa é reutilizar ao máximo a geração de resíduo transformando em algum produto, como, por exemplo, energia, adubo orgânico, agregado da construção civil, materiais reciclados em geral e grão de borracha proveniente de pneu.
A existência desse ciclo passa a ser contínua e o descarte definitivo tende a ser minimizado. O grande desafio para que isso aconteça é encontrar soluções e tecnologias que tenham viabilidade financeira.
As soluções existentes no Brasil ainda são de baixa capacidade e pouco representativas frente à geração total de resíduos. Já as tecnologias de grande capacidade necessitam de investimentos elevados que inviabiliza o negócio. É importante unir todos os atores do processo e construir um bom plano de negócio sustentável tecnicamente e financeiramente.
Acompanhe nossas redes sociais
Logo mais, publicaremos mais detalhes sobre a entrega do Prêmio!