Se você é gestor e já teve que decorar missão, visão e valores uma vez por ano para ter um bom desempenho nas auditorias de qualidade, esse artigo é para você. É óbvio que lidar com a estratégia da empresa como um papel de gaveta ou um adesivo na parede, não faz e nunca fará sentido. Mas não subestime essas definições do seu negócio. Pelo contrário, dê sua máxima atenção e foco, não só uma vez por ano, mas todos os dias, como deve ser. Pois dá resultado, impacta o cliente e a sociedade. Ou seja, isso vale dinheiro, muito dinheiro.
O desempenho das empresas está diretamente ligado à cultura de gestão, que é direcionada pela estratégia, um propósito, uma visão e valores definidos pelos sócios e principais executivos. Se a sua empresa ainda não alcançou uma definição e os sócios ainda divergem entre eles, já passou da hora de se entenderem e darem todo foco e energia numa visão única. Empresa dividida não vai longe. Mesmo sendo difícil, encarem a realidade, cheguem em um acordo e comprometam-se completamente uns com os outros e com a empresa.
A visão é uma imagem, uma foto, um cenário que queremos ver num tempo futuro definido. Sendo algo tão real, que se consegue enxergar, é possível também estruturar um caminho para chegar nesse lugar. Transforme o caminho em objetivos claros, mensuráveis e estimulantes. Compartilhe com os principais líderes de cada área, para que definam um plano detalhado para chegarem lá, bem como indicadores para medir com frequência o avanço.
Acredito que duas ferramentas são indispensáveis nessa caminhada: a gestão orçamentária e as rotinas mensais de acompanhamento. Qualidade sem lucro é tão ruim quanto a mediocridade na entrega. A excelência está no equilíbrio entre a geração de valor para o cliente e o retorno financeiro e de resultados para todos os envolvidos e interessados. O orçamento é a consolidação de todo o plano desenhado para alcançar os objetivos. É prever o resultado do ano e buscá-lo, independente do que aconteça.
Além de já ter decorado missão, visão e valores no passado, acredito que você também já tenha tido péssimas experiências com projetos maravilhosos que não dão em nada e muitas vezes se pergunta o que precisa fazer para que as coisas na empresa tenham uma continuidade. Parte da resposta está nas Rotinas Mensais de Resultado. Em muitas empresas, são chamadas de Rituais de Gestão, pois devem ser sagradas, obrigatórias e incanceláveis. Os diretores são os maiores interessados nessa reunião, pois é ali que tudo é mostrado, criticado, e alcança um sentido. Sem a execução dos planos, as metas não são atingidas, e a estratégia vai por água abaixo.
Quer ter lucros constantes e a famosa melhoria contínua? Acredite no poder do método. O PDCA é o caminho para chegar naquele lugar do futuro, naquela visão dos donos, pintada na parede.