Anualmente o mês de outubro é dedicado à solidariedade e apoio no que diz respeito ao chamado Outubro Rosa, uma campanha de conscientização sobre a importância do diagnóstico contra o câncer de mama. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), entre o período de 2023 a 2025, o câncer de mama permanece como a forma mais comum da doença entre as mulheres, com cerca de 74 mil novos casos anuais até o ano de 2025. Por isso, a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde Humana (FEMAMA), recomenda a realização anual do exame de mamografia, e principalmente, regular para as pessoas a partir dos 40 anos de idade. Nesse sentido, com o cuidado constante e o tratamento adequado essas taxas podem ser reduzidas.

Deseja saber mais sobre a importância da conscientização e do diagnóstico precoce contra o câncer de mama? Leia este conteúdo produzido por nós, do Blog da Marca Ambiental em parceria com nossos especialistas no assunto.

 

Veja mais –  Programa de voluntariado: conheça o marca do bem, nosso programa para transformar vidas

Entenda qual a importância da prevenção ao câncer de mama!

Um dos principais objetivos da campanha Outubro Rosa, apoiada pela Marca Ambiental, é destacar a importância do autocuidado, por meio do diagnóstico precoce. De todo modo, quando a doença é descoberta em estágio inicial, as chances de um tratamento ser bem-sucedido são maiores. De acordo com dados da pesquisa realizada pelo INCA, é possível diminuir em 28% as chances de uma mulher ser acometida pelo câncer de mama por meio da adoção de alguns cuidados, além de se atentar a possíveis sintomas da doença. Portanto, algumas atitudes são essenciais para a prevenção:

  • Prática regular de exercícios físicos;
  • Alimentação saudável e equilibrada;
  • Evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas;
  • Realização do exame de mamografia anualmente;
  • Evitar a utilização de hormônios sintéticos (medicamentos comerciais) em altas doses.

Nesse sentido, a conscientização e o autoexame se tornam ainda mais importantes para a manutenção da saúde da mulher, visto que os números de mortalidade pela doença  reduzem cerca  de 20%, principalmente nas mulheres entre as idades de 50 e 69 anos que realizam exames em um período a cada dois anos. Segundo recomendação do Ministério da Saúde, a orientação é que a mamografia seja realizada em mulheres nessa faixa etária.

 

 

E como nós, da Marca Ambiental podemos contribuir para essa conscientização? Confira!

 

Outubro desempenha um papel ainda mais importante no que diz respeito à empatia. Por isso, com o objetivo de reforçar o alerta sobre o câncer de mama, nós, da Marca Ambiental convidamos a Rita Cristina Silva do Nascimento, técnica em saúde da mulher da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), de Cariacica, para um dia de palestra sobre o assunto. A ação visa apresentar a todas as colaboradoras a importância de realizar o autoexame, a busca por uma saúde mais regulada e de que maneira o desenvolvimento do câncer pode ser evitado. Nossa equipe, preocupada com a saúde dos colaboradores, trouxe a profissional para reforçar a conexão e o apoio para que haja o compartilhamento de experiências e cuidado umas com as outras sobre o assunto.

 

 

Fique por dentro das novidades com a Marca

Acompanhe o nosso Blog para ficar atualizado com materiais exclusivos acerca das nossas novidades, projetos, ações e das tendências para tornar o nosso mundo cada dia mais verde com ideias e soluções conscientes e sustentáveis.

A seguir, conheça alguns conteúdos que podem ser do seu interesse:

Uma marca formada por pessoas: 28 anos de história e cuidado com o futuro 

A importância do desenvolvimento sustentável para um futuro melhor! Saiba mais!