Comemorado em 21 de setembro, o Dia da Árvore busca conscientizar a população sobre a importância da preservação de árvores e florestas. Além disso, incentiva a proteção do meio ambiente com atitudes sustentáveis.
Momentos como esse inspiram diversas ações, como a do Programa Ciranda do Saber, desenvolvido em Nova Rosa da Penha II, em Cariacica. Este ano, o programa idealizou o Projeto ECO Aquarela, que tem como objetivo estimular crianças a plantarem mudas dentro de suas casas. O projeto também realizou a produção de tintas naturais a partir de frutas e vegetais.
Em busca de despertar a curiosidade no cultivo e acompanhamento do processo de crescimento das plantas, foram entregues aos alunos kits personalizados com uma muda, vaso e composto orgânico. Eles puderam levar as mudas para casa.
As mudas presentes nos kits possuíam o nome de cada um dos alunos para que fosse aguçado o interesse por descobrirem o que seria frutificado. E, dessa forma, promover o sentimento de pertencimento desse processo. Os alunos também receberam um composto produzido a partir de resíduos orgânicos, da Organobom, empresa que faz parte do Parque de Ecoindústrias da CTR Marca.
Consumo adaptável
Com intuito de apresentar a valorização de elementos presentes na natureza e também maneiras de adaptar o consumo, o projeto também propôs aos alunos que produzissem tintas naturais a partir de alimentos como beterraba, cenoura e frutas vermelhas.
A iniciativa tem como objetivo incentivar crianças e adolescentes a usarem em pinturas as tintas feitas ecologicamente, e valorizarem ainda mais as alternativas sustentáveis. Para estimulá-los, foi entregue uma tela para que pintassem a partir das tintas produzidas.
A gestora de comunicação da Marca Ambiental, Mirela Souto, explicou que a empresa idealizou o Programa Ciranda do Saber e que, além de celebrar o Dia da Árvore, a empresa também se propôs a trabalhar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, uma coleção de 17 metas globais estabelecidas pela Assembleia Geral das Nações Unidas.
“Nosso objetivo é apresentar possibilidades sustentáveis para os alunos dos nossos projetos e contribuir na formação de cidadãos mais conscientes. Ao entregarmos kits para o plantio, queremos que eles acompanhem a evolução de suas mudas ao longo do processo. Para isso, é necessário cultivar a paciência, cuidado e carinho para obter êxito em seus plantios”, ressaltou a gestora.