2019 foi um ano enriquecedor e de muitas conquistas para o Programa Ciranda do Saber. Nós, da Marca Ambiental, estamos cada vez mais felizes com o impacto realizado na comunidade de Nova Rosa da Penha.
Composto por projetos que ressaltam o princípio da cidadania e proporcionam mais oportunidades à comunidade com atividades que envolvem esporte, cultura e educação, o programa Ciranda do Saber incentiva, aproximadamente, 260 alunos por ano a desenvolverem e refletirem sobre construções de valores e assuntos como cidadania, consciência ambiental e também vida comunitária.
A partir do envolvimento com a comunidade, a Marca Ambiental busca estimular iniciativas de preservação do meio ambiente e da cultura. Desse modo, é trabalhado nas aulas de música (EcoMusic), canto (EcoVoice) e esporte (futsal e jiu-jitsu – Tatame Legal) o tripé de 3 estímulos: educacional, ambiental e social.
Um ano marcado pelo trabalho junto com a comunidade
Esporte e música são alguns exemplos de atividades desenvolvidas pelos projetos do Ciranda do Saber. Com o objetivo do fortalecimento de valores socioambientais por meio da inclusão social, diversos momentos foram vivenciados na Praça CEU junto com a comunidade em 2019.
“O ano que passou foi um período de êxito em intervenções na comunidade de Nova Rosa da Penha, como por exemplo, a arrecadação de mais de 500 livros para a Biblioteca da Praça CEU, os recitais feitos pelos projetos EcoMusic e EcoVoice e, também, a Semana Cultural Ciranda do Saber”, conta Mirela Souto, gestora de comunicação da Marca Ambiental.
Recebemos visitas especiais
O atleta campeão mundial da seleção brasileira, Casé, foi o convidado de honra da aula inaugural do Programa Ciranda do Saber em 2019. Sua história de vida serviu de inspiração para vários alunos e incentivo para a participação nos projetos.
A CTR Marca foi apresentada para alunos da Comunidade
Alunos do programa Ciranda do Saber tiveram a oportunidade de conhecerem a Marca Ambiental e, os alunos do Ensino Médio da escola pública EEEFM Saturnino Rangel Mauro passaram o dia na CTR Marca conhecendo as atividades de diferentes profissões e os desafios passados cotidianamente.
Conquistas do projeto “Tatame Legal”
Terminamos o ano com a mudança de faixa de 13 alunos dos 30 que passaram pelo projeto esse ano. Outro ponto alto foi a distribuição de novos kimonos para alunos do projeto.
Participamos de várias competições
O time de Futsal do Ciranda do Saber participou do Torneio Interestadual no Tancredão. Além disso, 10 alunos representaram o projeto “Tatame Legal” no Campeonato Estadual de Jiu-jitsu.
Outras ações que valem relembrar
- Alunos do EcoVoices na escola de ciência
- Comemoração de Dia das Crianças em Nova Rosa da Penha
- Recital de Natal
Conheça um pouco mais dos nossos projetos
EcoVoice
O EcoVoice é um projeto que busca conscientizar e desenvolver princípios da formação cidadã por meio de aulas semanais de canto. Ministrado pela professora Larissa Queiroz e com a promoção de recitais, esse projeto além de ser um coral infanto-juvenil, é também uma ferramenta para formação de consciência ambiental a partir da introdução de temas ecológicos. Em 2019 mais de 40 alunos passaram pelo projeto e aprenderam a importância da música e quanto ela reflete no desenvolvimento educacional.
EcoMusic
O EcoMusic tem como objetivo despertar o interesse de crianças e jovens pela música, por meio de aulas de instrumentos de corda. As 8 aulas mensais são ministradas pelo professor Raphael Folhagem e contam com o envolvimento dos pais, além de apresentações de concertos dos alunos.
No começo de 2019, o projeto apresentou um recital para os moradores de Nova Rosa da Penha e, além de ser o responsável por melhorar o comportamento de crianças e adolescentes, revelou novos músicos. Fechamos o ano com participação efetiva de 73 músicos, talentos que se revelaram no decorrer de 2019.
Recital de Natal com alunos dos projetos EcoMusic e EcoVoice
Tatame Legal
Com a proposta de desenvolver a prática do Jiu-jitsu para crianças e adolescentes, o “Tatame Legal” vem se destacando com uma ferramenta de resgate social para os alunos que participam do projeto. Na prática do Jiu-jitsu eles aprendem os fundamentos do esporte, junto a conceitos de cidadania, responsabilidade e respeito. Além disso, participam regularmente de campeonatos a nível estadual.
Alunos do projeto Tatame Legal no torneio estadual de Jiu Jitsu, em Guarapari
Futsal para jovens
Alunos do projeto Futsal em aula inaugural
Em parceria com a Associação Cultural e Esportiva de Nova Rosa da Penha (ACEL), permitiu a inserção de mais 156 jovens ao projeto de Futsal, o qual é desenvolvido na comunidade a mais de cinco anos vem sendo desenvolvido na comunidade. Em 2019 a realização dos treinos de futebol ocorreu na quadra da Praça CEU o que permitiu a ampliação do projeto. Com as aulas ministradas pelo professor Julio César, jovens e crianças são transformados pela prática do esporte.
Que venha as novas conquistas de 2020!