O início de junho foi pautado pela Semana do Meio Ambiente. Aqui, na Marca Ambiental, fizemos uma série de iniciativas, para tratar sobre assuntos que envolvem cuidados ambientais e o gerenciamento de resíduos. O post de hoje tem o objetivo de trazer uma retrospectiva dos últimos dias, além de enfatizar que esse tema precisa ser relembrado sempre!

Batizamos como “Semana do Meio Ambiente – Eu faço a diferença”. Apresentamos os impactos dos resíduos no meio ambiente, quando descartados de forma incorreta, e fizemos nossos colaboradores refletirem sobre suas atitudes e como podem fazer a diferença, não só na empresa, mas onde estão inseridos enquanto cidadãos.

Ações internas e externas em nossa Semana do Meio Ambiente

Entre os sucessos da campanha deste ano tivemos palestras, como a de gerenciamento de resíduos na CTR Marca, Ecoshop e Reconhecimento de Coleta Seletiva entre nossos colaboradores.

    

As ações externas envolveram: mesa-redonda no Ifes (Vila Velha), com o tema de resíduos; apoio ao Mutirão de Limpeza, na Praia de Camburi; 19ª Caminhada Ecológica, em Fradinhos; Palestra na Log in TVV e na Ápice Projetos de Gestão em SMS; ação de coleta seletiva na EEFM São João Batista e na Autoglass; entrega do Selo de Responsabilidade Socioambiental à equipe do Shopping Vitória, pela gestão correta de resíduos; e palestra para o time da Embaixada/ES no Master Class.  

  

Outro destaque foi a ação na Escola Teotônio Brandão Vilela, que resultou na exposição de desenhos feitos pela criançada em nossa Semana do Meio Ambiente. As imagens refletiam a visão dos pequenos a respeito da pauta sustentabilidade e resíduos.

Doação de livros usados, que poderiam parar na lixeira

Livros sem utilidade e que poderiam parar na lixeira, receberam um novo abrigo: a Biblioteca da Praça CEU, em Nova Rosa da Penha II. De acordo com nossa gestora de comunicação, Mirela Souto, essa causa foi abraçada, pois entendemos que a leitura expande horizontes e conhecimentos.

O hábito de ler nos equipa com o necessário para cuidarmos de nosso mundo, como ele realmente merece. Crianças e jovens que se desenvolvem com esse pensamento, estarão aptos para zelar pelo futuro de nosso meio ambiente também”, pontuou Mirela.

Alguns dados que abordamos em nossa Semana do Meio Ambiente:

  • Copos consumidos em 24h correspondem a uma volta e meia na Terra

Somente no Brasil são consumidos mais de 720 milhões de copos descartáveis em um único dia. Empilhados, esses produtos totalizam uma volta e meia na Terra, como destaca a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe).

  • Até 2050 serão necessários três planetas para sustentar a humanidade

De acordo com o Banco Mundial, caso a população mundial chegue a 9,6 bilhões em 2050, como apontam os números e balanços, serão necessários até três planetas para que as pessoas mantenham o atual estilo de vida da humanidade, com o uso de recursos naturais. Um alerta para que cada um repense seus hábitos e cuidados com o meio ambiente.

Debates no ES para Plano Estadual de Resíduos Sólidos

Debates acerca do Plano Estadual de Resíduos Sólidos, foram iniciados na última semana de maio e se estendem ao longo deste mês de junho. As conferências têm o objetivo de organizar os cenários de gerenciamento de resíduos sólidos no Estado, além de colaborar com a construção de programas e projetos que impactarão os próximos 20 anos.