Este trabalho sobre Topografia na Gestão de Resíduos foi elaborado pelo Técnico em Geoprocessamento, Robson da Silva, colaborador da Marca Ambiental, objetivando abordar aspectos associados com a importância das atividades desenvolvidas por um Setor de Geoprocessamento junto às etapas de Implantação e Operação de um Aterro Sanitário. Buscou-se, ainda, contribuir para a ampliação dos conhecimentos, sobre as atribuições do cotidiano desse tipo de profissional.

O que é geoprocessamento?

 

Geoprocessamento é o conjunto de técnicas aplicadas a coleta, processamento, análise e disponibilização de informações geograficamente referenciadas. Para tanto, utiliza-se de técnicas de topografia, um dos principais ramos do Geoprocessamento, que faz uso de medições de campo (levantamentos planialtimétricos diversos) e da subsequente representação em uma planta, seja por meio analógico (croqui, desenhos manuais) ou por meios digitais (softwares) para dispor a um usuário as informações geográficas requisitadas.

Para desempenhar suas atividades, a equipe especializada na realização dos serviços topográficos, na Central de Tratamento de Resíduos Marca Ambiental, faz uso de diversos instrumentos como: nível topográfico, mira, prisma, baliza topográfica, trenas, estacas, piquetes, marreta, facão, foice, umbrella, pincéis, rádios de comunicação, Estação Total, Receptor de Sinal (RTK), além de Softwares de processamento como Topograph, Autocad 3D, entre outros.

Vista do técnico profissional de topografia realizando levantamentos de campo(acompanhamento do processo de corte de área de expansão do Aterro Sanitário)

No âmbito das demandas que a Central de Tratamento de Resíduos da Marca Ambiental demanda, citam-se as seguintes atividades, como rotineiras do profissional de topografia da empresa:

  1. Levantamentos Planialtimétricos para fins diversos;
  2. Locação de áreas com vistas a implantação de novos empreendimentos;
  3. Projeto e locação de vias de acesso;
  4. Cadastros topográficos diversos;
  5. As-built de obras diversas;
  6. Topografia de precisão para Unidades Industriais;
  7. Locação e acompanhamento dos Planos de Avanço do Aterro Sanitário;
  8. Levantamento de informações utilizadas para auxílio no controle geotécnico de maciços de resíduos (Aterro Sanitário);
  9. Outros serviços correlatos.

 

Importância da topografia em um aterro sanitário

 

Sendo assim, pode-se concluir que a topografia é uma ferramenta essencial e está presente em todas as fases de execução de um aterro sanitário, desde a escolha da área, projeto, implantação, operação, monitoramento, intervenções necessárias e até a etapa pós-fechamento.

Os estudos topográficos devem ser realizados de forma criteriosa, e ainda se tratando de aterros, de maneira constante e incessante, no sentido de se aprimorar e monitorar a competência de armazenamento dos materiais dispostos.

Se você gostou deste artigo, sugerimos a leitura de outros materiais já publicados em nosso site. Confira também:

Sobre o monitoramento geotécnico de aterros sanitários

Para onde vai o seu resíduo?