Valorização de resíduos é um conceito que abrange muito mais que apenas reciclagem. Como o próprio nome sugere, é um processo por meio do qual materiais que seriam descartados voltam a ter lugar na cadeira produtiva, por meio de agregação de valor. Tendências como upcycling e downcycling estão cada vez mais em destaque no mercado, afinal, o pilar ambiental do ESG tem demonstrado significativa relevância. Para se ter dimensão, somente na última década, o total investido em soluções para o meio ambiente foi de US$149,1 milhões, de acordo com dados do Inside ESG Tech Report, da empresa Distrito. Além disso, a Economia Circular, que associa desenvolvimento econômico ao melhor uso dos recursos naturais, também tem se destacado nesse contexto.

Para te ajudar a entender mais sobre o processo de valorização de resíduos e sua importância, nós, da Marca Ambiental, preparamos este conteúdo especial, que também ressalta como funciona uma estrutura inovadora que promove a reciclagem de diversas tipologias de resíduos, em um único local – mais conhecido como: Parque de Ecoindústrias. Continue a leitura para conferir!

Veja também – Energias renováveis e sustentabilidade: saiba mais sobre o assunto

Valorização de resíduos: qual a importância?

A valorização de resíduos em escala industrial engloba a capacidade de processar e valorizar materiais que, a princípio, eram considerados inservíveis, como óleos pós-consumo, plásticos, metais, borrachas e vidro. Entre os diversos benefícios da valorização, estão:

      Redução do desperdício;

      Redução na demanda de recursos naturais como matéria-prima;

      Redução na emissão de carbono;

  Redução  na utilização de recursos naturais para fabricação de novos produtos;

– Potencial de geração de receita por meio da valorização dos resíduos.

 Parque de Ecoindústrias da Marca Ambiental

O nosso Parque de Ecoindústrias é composto por 10 empresas voltadas para a valorização de resíduos.. Somente de agosto de 2020 a julho de 2021, foram recicladas cerca de 94 mil toneladas de resíduos, o que equivale a 85 mil carros populares. Além disso, também é possível produzir energia gerada a partir do biogás das células de aterro sanitário.

Gostou da iniciativa? Aproveite para conhecer mais sobre as  Ecoindústrias