Verão é umas das estações mais aguardadas, tendo em vista que marca a época de férias, viagens e passeios. É comum que durante esse período as pessoas utilizem com mais frequência e por períodos mais prolongados dispositivos elétricos como o ventilador e o ar condicionado. De acordo com dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), no verão, a conta de energia chega a ficar 8,6% mais cara. Além disso, é nos meses mais quentes do ano que as praias se tornam o principal destino das famílias, e, por isso, ocorre, também, maior poluição no meio ambiente, com descarte inadequado de resíduos como garrafas, copos e embalagens de plástico por todo litoral do país. 

Diante desse contexto, especialistas da área reforçam a importância da adoção de hábitos mais sustentáveis no verão, a fim de manter a preservação e equilíbrio da natureza. Por isso, neste conteúdo, nós, da Marca Ambiental, produzimos uma lista com dicas de práticas ambientalmente conscientes que podem ser adotadas no dia a dia. Continue a leitura para conferir. 

Veja também: 3 alternativas de hábitos mais conscientes para o dia a dia

Dica 1 – Evite utilizar utensílios plásticos nas praias

De acordo com um levantamento divulgado pelo Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IO-USP), cerca de 95% dos resíduos encontrados nas praias brasileiras contém elementos plásticos. Estima-se que cerca de 80% deles tenham origem terrestre. Por isso, a principal recomendação é evitar o uso de utensílios descartáveis durante os passeios em praias, cachoeiras, lagos e afins. Dê preferência aos produtos eco-friendly, que registraram aumento de 71% na procura, segundo estudo divulgado pelo Economist Intelligence Unit (EIU)

 

Dica 2 – Lembre-se do descarte correto de resíduos

Ao visitar os pontos turísticos durante as férias, lembre-se de priorizar o descarte adequado dos seus resíduos, a fim de evitar poluição nos locais. Dessa forma, além de contribuir com a possibilidade de reciclagem dos materiais, evita a degradação do meio ambiente, por meio da economia de matérias-primas para fabricação de novos produtos.

 

Dica 3 – Contribua com a preservação das praia

Além das atitudes individuais, nossa terceira dica é, se possível, considerar a prática de “plogging”, que consiste em caminhar pela areia e/ou orla da praia e recolher os resíduos encontrados para, depois, destiná-los de forma adequada. 

 

E como a Marca Ambiental contribui nesse contexto? 

Com mais de 26 anos de expertise no mercado de gerenciamento de resíduos, nós, da Marca Ambiental, oferecemos uma teia de sustentabilidade para auxiliar empresas e municípios na destinação correta de resíduos. Para isso, contamos com o Parque de Ecoindústrias, composto, atualmente, por 11 empresas com foco em cada tipo de resíduo, garantindo a segurança e a destinação mais nobre de resíduos que vão desde o óleo de cozinha, ao plástico, vidro e até mesmo pneus. Clique aqui para saber mais!