Definir o que é cultura não é uma tarefa simples. A cultura evoca interesses multidisciplinares, sendo estudada em áreas como tecnologia, comunicação, administração, economia, entre outras. Em cada uma dessas áreas é trabalhada a partir de distintos enfoques e usos. 

Posto isto, a cultura organizacional define como uma empresa conduz seu core business, por meio de seus valores, hábitos, comportamentos, princípios, políticas, entre outros fatores. Alguns autores ressaltam que a cultura pode se constituir como uma barreira à inovação, porque molda os padrões de lidar com novidades, iniciativas individuais, ações coletivas, entendimentos e comportamentos em termos de riscos, assim como de oportunidades.

Nick Balding discorre que inovação é a exploração com sucesso de novas ideias. Nesse sentido, o ato de inovar busca mudar a forma que nós compreendemos e alteramos o meio em que estamos inseridos, e aproveitamos dos benefícios decorrentes da inovação. Contudo, há um certo estigma quando nos referimos à palavra inovação, por necessariamente precisar ser algo disruptivo ou fora do padrão. Mas não, temos muitos exemplos de coisas simples que mudaram o curso da história. Podemos citar, por exemplo, um dos acessórios mais utilizados hoje, o cadeado, criado em 1000 A.C pelos chineses, surgindo da necessidade de proteger suas cargas contra saqueadores da época.

Trazendo para o cenário corporativo, a inovação se torna estruturada e ganha um sentido especial para as empresas, circundado pela seguinte questão: o que eu posso fazer para me manter competitiva no mercado futuro? Segundo a pesquisa realizada pela Mckinsey & Company, uma renomada empresa de consultoria americana, cerca de 80% dos executivos das empresas tradicionais enxergam que seus modelos de negócios correm riscos. Dessa forma, a inovação surge como protagonista neste cenário, ao proporcionar iniciativas para que as empresas possam manter sua permanência no mercado, aprimorando o que já está funcionando, com prospecção de novos negócios com base no que a empresa já domina ou até mesmo arriscando em negócios que fogem de seu escopo. Ou seja, definindo suas estratégias de acordo com os horizontes de inovação. 

De acordo com os autores Janiunaite e Petraite (2010), a cultura de inovação se relaciona com a gestão de conhecimento e é um fator determinante da inovação sustentável, onde se destaca a importância de um ambiente favorável à inovação. A melhoria contínua da Marca Ambiental, por meio do Programa INOVA Marca propicia um ambiente inovador com o objetivo de promover um ecossistema de inovação com aprendizado, organização e desenvolvimento do colaborador referente aos processos da empresa, utilizando as ferramentas do Lean Manufacturing. Dessa forma, o programa auxilia na concretização das ideias que antes não eram potencializadas e que hoje resultam em atividades consistentes e alinhadas com os objetivos gerais da empresa

O programa se configura como um canal para que os colaboradores possam buscar e melhorar o ambiente no qual estão inseridos. Um dos segredos do sucesso está em ir ao gemba, ou seja, indo onde as coisas acontecem de fato, visitando as áreas, conhecendo processos, escutando as dores dos colaboradores, isso tudo faz parte de um ambiente inovador e que valoriza seus colaboradores. 

Tudo isso corrobora para o cultivo e a promoção da cultura de inovação na empresa.

 

Gabriel Corrêa – Melhoria Contínua
Leandro BarrosMelhoria Contínua