Adotar hábitos mais conscientes é uma tarefa desafiadora, mas que tem, cada vez mais, feito parte da rotina diária dos brasileiros. De acordo com um estudo realizado pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), a média de consumo de plástico teve aumento de mais de 25% durante a pandemia. No entanto, no reforço de que as pessoas têm, em sua maioria, estado mais conscientes em relação ao assunto, um levantamento da Opinion Box revelou que mais de 82% dos brasileiros consideram a sustentabilidade importante. Além disso, dados de uma pesquisa do Mercado Livre na América Latina apontam alta de 112% no número de compradores de produtos eco-friendly.
Para te ajudar a também contribuir positivamente com o planeta, por meio da adoção de hábitos mais sustentáveis, nós, da Marca Ambiental, preparamos este conteúdo especial com uma lista de 3 alternativas simples para adotar no dia a dia. Continue a leitura para conferir!
Veja também – Valorização de resíduos: entenda o que é a importância da prática
Alternativa 1 – Evite consumir materiais de uso único
Dê preferência aos itens que já têm em casa, que sejam ecologicamente corretos, ao invés dos que são utilizados apenas uma vez e não têm serventia na sua rotina. Uma dica é levar com você um kit de alimentação para evitar descartáveis quando estiver na rua: caneca e um kit de talheres – existem opções retráteis, que facilitam o transporte e não pesam na sua bolsa ou mochila.
Alternativa 2 – Dê preferência às ecobags
Sacolas plásticas são as vilãs do meio ambiente, uma vez que, se descartadas inadequadamente, podem poluir mares, afetar a saúde de animais e, ainda, provocar inundações ao obstruir a drenagem urbana. Por isso, optar pelas ecobags e sacolas retornáveis é uma boa opção para ajudar na minimização deste impacto ambiental. Ao realizar suas compras, se possível, dê preferência a elas.
Alternativa 3 – Reduzir, reutilizar e reciclar
É importante pensar na reutilização e reciclagem de itens, ao invés de apenas descartá-los. Para se ter dimensão da importância desse processo, segundo levantamento do Sindicato Nacional das Empresas de Limpeza Urbana (Selurb), se todo resíduos que descartamos fosse 100% reciclado, o país poderia lucrar até R$5,7 bilhões, promovendo o retorno desse valor à economia.
Reciclagem na Marca Ambiental
O nosso Parque de Ecoindústrias é composto por 11 empresas voltadas para a valorização de resíduos.. Somente de agosto de 2020 a julho de 2021, foram recicladas cerca de 94 mil toneladas de resíduos, o que equivale a 85 mil carros populares. Além disso, também é possível produzir energia gerada a partir do biogás das células de aterro sanitário.
Gostou da iniciativa? Aproveite para conhecer mais sobre as Ecoindústrias e realize um tour virtual.