Pioneira no gerenciamento e na valorização de resíduos, a Marca Ambiental é referência ao unir tecnologia e o respeito ao meio ambiente por meio da valorização de resíduos. Neste mês de agosto, a empresa celebra 27 anos de história com o oferecimento de soluções completas para o gerenciamento de itens de forma que beneficie não só a natureza, como também a comunidade – com qualidade, segurança e inovação.
Como um marco nesta jornada de muita dedicação e amor ao meio ambiente, a Marca Ambiental evolui não apenas no seu leque de serviços à comunidade, mas, também, em seu nome: agora, a Central de Tratamento de Resíduos (CTR) Marca passa a ser reconhecida como Central de Valorização de Resíduos (CVR) Marca Ambiental.
Continue a leitura deste artigo preparado por nós, do Blog Marca Ambiental, para conhecer mais sobre a nossa história e como contribuímos para tornar o mundo mais sustentável 💚
Veja mais – Marca Ambiental + Hub 27: parceria de sucesso em prol da inovação
Início da Marca Ambiental
De volta a 1995, as atividades realizadas pela, hoje, Marca Ambiental começaram com a operação do primeiro Aterro Sanitário privado de todo o Espírito Santo. Mais tarde, este mesmo ambiente se configurou como uma Central de Tratamento de Resíduos – a CTR MARCA.
Com o apoio de mais de dez empresas, construímos o nosso Parque de Ecoindústrias, situado na CTR Marca e que atende a inúmeros segmentos com o propósito de buscar alternativas viáveis para o tratamento e a disposição correta dos resíduos. Sempre em constante expansão de sua operação e em busca de evoluir – em benefício do meio ambiente e, sobretudo, dos processos de reciclagem -, hoje a Marca Ambiental é reconhecida como uma Central de Valorização de Resíduos – a CVR MARCA.
A atuação de destaque da Marca Ambiental levou a empresa – 100% capixaba – a atuar, também, em mais três estados brasileiros e a alcançar novos e surpreendentes números que valorizam os resíduos a todo o momento. No panorama capixaba e nacional, a empresa é referência na reciclagem, por exemplo, com mais de 90 mil toneladas de resíduos – que equivalem a 85 mil carros populares – reciclados entre agosto de 2020 e julho de 2021.
Valorização de resíduos na CVR MARCA
Pioneira no gerenciamento e na valorização de resíduos, a Marca Ambiental é a maior do Espírito Santo em propor soluções completas para as diversas tipologias de resíduos e dispor de serviços que atendem a cada tipo – desde a sua coleta até seu tratamento e/ou sua disposição final. No que diz respeito a este contexto, o Estado é o sétimo no ranking de estados mais sustentáveis do Brasil, como indica o levantamento realizado em 2021 pelo Centro de Liderança Pública (CLP). Parte de sua pontuação no ranking vem da valorização de resíduos, com contribuição de mais de 35% da população capixaba atendida pela Marca Ambiental.
A valorização de resíduos tem sido, constantemente, foco de investimentos por sua importância ao meio ambiente há cerca de uma década, com o recebimento de mais de US$149 milhões neste período, conforme informações do ano passado divulgadas pelo Inside ESG Tech Report, da empresa Distrito. No Espírito Santo, atividades que colaboram com a restauração e a preservação do meio ambiente podem atrair mais de R$340 milhões em investimentos de empresas e fundações nacionais até o fim de 2022 – como apontam dados do Governo Estadual.
Benefícios da valorização de resíduos
A valorização de resíduos se mostra cada vez mais essencial para a atuação de empresas que estão, realmente, preocupadas com o ambiente. Valorizar itens que podem voltar ao mercado e ser ressignificado promove:
- Redução de desperdício;
- Redução da emissão de carbono;
- Redução na demanda de recursos naturais como matéria-prima;
- Aumento do potencial de geração de receita por meio desta atividade;
- Cuidado com o meio ambiente e com a comunidade.
27 anos em busca de maior sustentabilidade para o planeta
Nestes 27 anos de história, nosso foco é desenvolver e ampliar soluções ambientais sustentáveis de valorização de resíduos com foco na reciclagem, energia e combustíveis renováveis. Em tempos mais antigos, enfrentamos problemas após os processos de tratamento, valorização e destinação dos itens que chegavam à Marca – pois eram descartados de forma incorreta no meio ambiente, o que, consequentemente, impactava o solo, os recursos hídricos e contribuía para a proliferação de vetores e doenças.
Atualmente, nossas soluções promovem a minimização desses problemas, com a garantia de uma solução ambiental correta e sustentável para municípios e empresas privadas. Este tipo de atuação nos mantém focados, também, em evoluir constantemente e nos tornamos a mais completa Central de Valorização do país até 2023.
Conte conosco para contribuir com a sustentabilidade do nosso planeta por mais longos anos! #SomosTodosMarca 💚