Amanda Vieira Reginatto
Diretora da Vila Recicla
Na atualidade, com a constante busca para o desenvolvimento e o aumento da adesão ao termo sustentabilidade, torna-se imperativo olharmos para além do óbvio e enxergamos um potencial transformador nos lugares menos prováveis. E podemos dizer que a construção civil é um desses lugares, isso porque, nem todo mundo sabe, mas, os resíduos de construções civis não representam apenas elementos incômodos que precisam ser descartados, mas, principalmente, uma mina de oportunidades que podem ser exploradas.
Contudo, é interessante nos perguntarmos: “qual é, de fato, a importância do beneficiamento dos resíduos da construção civil para o meio ambiente?” De um modo geral, é importante entendermos que o segmento da construção civil é responsável pela geração de grandes quantidades de resíduos de demolição e, também, construções civis, também chamados de RCDs. Ou seja, há um imenso volume de materiais que são desperdiçados diariamente em obras de diferentes lugares e, muitas vezes, são descartados sem consideração pelo impacto ambiental.
Mas, para entendermos melhor o assunto, torna-se importante destacar que o desafio de solucionar toda a questão da geração de resíduos da construção civil é algo que vem de anos, mais especificamente na década de 1980, por meio da reformulação do conceito de Desenvolvimento Sustentável debatido no Relatório Brundtland. A indústria da construção civil pode ser considerada um importante gerador de desenvolvimento econômico, visto que representa mais de 8% do PIB do Brasil. No entanto, ainda há a constante da geração de resíduos, sem destinação e valorização adequada.
Diante de tudo isso, negligenciar o poder desses resíduos não é a opção mais viável, afinal, a reciclagem e reutilização de resíduos da construção civil pode contribuir para a diminuição de problemas, isso porque, a destinação correta dos resíduos de construção civil deixa a cidade mais limpa e evita que sejam lançados em terrenos baldios ou áreas inadequadas. É claro que, na atualidade, com o aumento da conscientização da população acerca das crises ambientais, e com o investimento em técnicas modernas de reciclagem, tem se tornado possível transformar concreto em agregado para novas construções, e, também, novos materiais, devolvendo-os para a cadeia produtiva. Além disso, a reutilização de materiais em novas obras não apenas reduz a demanda por recursos virgens, como também diminui os custos de produção.
Não podemos ignorar, também, o potencial econômico dessas práticas sustentáveis. Empresas que adotam políticas de gestão de resíduos eficientes não apenas contribuem para a preservação do meio ambiente, mas também se destacam no mercado como líderes conscientes e responsáveis. Por isso, além das organizações, cabe a nós, enquanto sociedade contribuir, por meio da adoção de novos hábitos e conscientização, para um futuro mais sustentável.
O potencial já existe, só precisamos ter visão e determinação para aproveitarmos de maneira mais eficaz.
Entenda como a Vila Recicla atua nesse segmento
A Vila Recicla é uma ecoindústria da Marca Ambiental que tem se destacado, cada vez mais, por meio do serviço de valorização dos resíduos da construção civil. Quando não gerenciados corretamente, resíduos da construção civil propiciam a proliferação de vetores de doenças como a dengue e a chikungunya, além de uma série de transtornos estruturais.
Mas na Vila Recicla tudo é reaproveitado de forma estratégica. Ela é a responsável pelos agregados reciclados – que são produzidos na Unidade de Beneficiamento de Agregados Reciclados (UBAR). Ali, são produzidos agregados das seguintes granulometria: areia, brita 0, brita 1, solo brita e rachão. De maneira ampla, os materiais têm grande aplicação na cadeia da construção civil, podendo ser utilizados para: fabricação de artefatos pré-fabricados, camadas de pavimentação (base, sub-base e reforço de subleito), revestimento primário de vias, acessos provisórios, acertos topográficos, obras de drenagem, estruturas de contenção, reforço de subleito para pistas de tráfego pesado, elevação de greide.
Em um cenário onde a gestão adequada dos resíduos da construção civil se torna imperativa para evitar problemas de saúde pública e danos estruturais, a Vila Recicla emerge como um modelo ao transformar resíduos em recursos valiosos por meio da produção de agregados reciclados de alta qualidade. Ela não apenas contribui para a preservação do meio ambiente, mas também para o desenvolvimento sustentável do setor da construção civil.
Com uma ampla gama de aplicações, desde pavimentação até estruturas de contenção, a Vila Recicla demonstra o potencial transformador de uma abordagem estratégica e sustentável. Ao promover a economia circular e minimizar os impactos negativos, esta ecoindústria ilustra o caminho para onde a sustentabilidade e o progresso andam de mãos dadas.