A reciclagem de resíduos plásticos é uma das principais estratégias utilizadas para lidar com a redução da poluição ambiental. No entanto, o que a grande maioria da população não sabe, é que nem todo tipo de plástico é reciclável. Exemplo disso são os plásticos celofanes, embalagens metalizadas, fraldas e/ou absorventes descartáveis, isopor, entre outros. Um estudo realizado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), indica que em 2020, apenas 9% das 353 milhões de toneladas de resíduos plásticos no mundo foram reciclados. A pesquisa indica, ainda, que esse número pode ser cada vez menor se a população não se atentar às diferenças.
Deseja saber mais sobre os tipos de plásticos recicláveis e como acontece esse processo? Leia este conteúdo produzido por nós, do Blog da Marca Ambiental, em parceria com nossos especialistas no assunto.
Veja mais – A importância do desenvolvimento sustentável para um futuro melhor: Saiba mais!
Conheça 3 tipos de plásticos recicláveis!
De acordo com estudo realizado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), conhecer os diversos tipos de plásticos e como eles são criados, é fundamental para escolher utilizar um que cause menos impactos negativos no mundo. Desse modo, para contribuir para a preservação ambiental, conheça alguns tipos de plásticos que podem ser reciclados:
Tereftalato de polietileno – PET: conhecido por ser utilizado em garrafas de água, refrigerantes, embalagens de alimentos, entre outros. Esse é um dos plásticos considerados mais reciclados, afinal, ele pode ser transformado em outros produtos após seu uso. Um projeto de lei aprovado pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados, exige que cerca de 20% de PET seja reciclado. Além disso, a lei garante que o não cumprimento se sujeite à Lei de crimes ambientais.
Polietileno de Alta Densidade: é o tipo de plástico comumente encontrado em recipientes de produtos de limpeza, por exemplo detergentes e amaciantes. É muito utilizado devido a sua resistência em baixas temperaturas, por ser leve e impermeável.
Policloreto de Vinila – PVC: De acordo com o Instituto Brasilero de PVC, este material é composto por 57% de cloro e 43% derivados de petróleo. Ele é resistente a variações climáticas, além de ser um material imune aos cupins. O PVC é, normalmente, utilizado em construções civis, revestimentos de fios elétricos, canos de água, entre outros.
De que maneira acontece esse processo de reciclagem? Saiba mais!
Um estudo realizado pelo Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico (PICPlast), indica que em 2020, cerca de 23,1% dos resíduos plásticos pós-consumo foram reciclados no Brasil. De modo geral, o processo de reciclagem de resíduos plásticos se divide em três métodos: a coleta seletiva e separação desses resíduos de acordo com o seu material, a revalorização, no qual o resíduo separado passa pelo processo para voltar a ser matéria-prima e a transformação. Nesse momento, o material depois de transformado pode se tornar um novo produto para utilização.
A reciclagem desses resíduos podem desempenhar um papel fundamental na redução dos impactos ambientais. Por isso, entender a diferença do que é ou não reciclável, e a escolha de produtos e embalagens mais econômicas e sustentáveis, corroboram para um futuro mais verde.
Saiba como nós, da Marca Ambiental, realizamos esse serviço!
O processo de reciclabilidade dos resíduos plásticos depende de alguns fatores, por exemplo a composição química e, até mesmo, a grande procura por demanda de mercados, ou seja, que podem ser transformados para a criação de novos produtos. Uma pesquisa realizada pelo CEMPRE – instituto que trabalha na promoção e incentivo da reciclagem, indica que em 2020, cerca de 23,1% de garrafas plásticas foram recicladas, o equivalente a 884 mil. Desse modo, nós, da Marca Ambiental, temos investido no processo de reciclagem desses resíduos de maneira contínua, transformando-os em matérias-primas, prontos para serem utilizados novamente. Nós recebemos em nossa unidade diversos tipos de materiais como embalagens plásticas, resíduos siderúrgicos, entre outros.
Por isso, contamos com a atuação de empresas parceiras que corroboram com a missão de tornar o planeta mais sustentável. Atualmente, são 11 empresas e 9 unidades espalhadas pelo Espírito Santo e Brasil voltadas, especialmente, para a valorização de resíduos e por um mundo mais verde.
Fique por dentro das novidades com a Marca
Acompanhe o nosso Blog para ficar atualizado com materiais exclusivos acerca das nossas novidades, projetos, ações e das tendências para tornar o nosso mundo cada dia mais verde com ideias e soluções conscientes e sustentáveis.
A seguir, conheça alguns conteúdos que podem ser do seu interesse:
Uma marca formada por pessoas: 28 anos de história e cuidado com o futuro
A importância do desenvolvimento sustentável para um futuro melhor! Saiba mais!