Consumo consciente é um assunto em constante debate na sociedade e no cenário mercadológico, haja vista que cada vez mais pessoas optam pela consciência ambiental por hábitos mais sustentáveis ao consumir serviços e produtos. É notório o aumento no destaque do conceito diante das constantes mudanças climáticas e, mais recentemente, pelas consequências provocadas pela pandemia. Para se ter dimensão dessa curva de crescimento, em 2021, a “Pesquisa Vida Saudável e Sustentável”, desenvolvida pelo Akatu em parceria com a GlobeScan, revelou que 86% dos brasileiros desejam reduzir seu impacto individual sobre o meio ambiente e a natureza.
Para saber mais sobre o cenário do consumo consciente no Brasil e como adotar uma rotina mais sustentável nos ambientes em que você convive, direta ou indiretamente, continue a leitura deste artigo que nós, do Blog Marca Ambiental, preparamos.
Veja também – Logística Reversa: benefícios que tornam as empresas mais conscientes
Consumo consciente em ascensão
No recente cenário mundial, o consumo consciente ganha espaço impulsionado pela pandemia, uma vez que as pessoas passaram a se preocupar, cada vez mais, com a procedência dos produtos e serviços que consomem, de forma a abandonar supérfluos. Para 56% dos brasileiros, a pandemia afetou significativamente prioridades gerais ou o que é pessoalmente importante, conforme também evidencia a pesquisa da Akatu.
O relatório “10 Principais Tendência Globais de Consumo 2022”, elaborado pela Euromonitor, apontou que aproximadamente 67% dos consumidores do mundo tentaram causar impacto positivo no equilíbrio do meio ambiente a partir de suas atitudes particulares e rotineiras no último ano. Nesse ínterim, os brasileiros também têm priorizado a consciência ambiental ao consumir – ainda segundo a pesquisa supracitada, apenas no último ano, a percepção daquilo “que é bom para cada um, nem sempre é bom para o meio ambiente” saltou de 69% para 81%.
Consumo consciente é tendência mercadológica
Diante de tamanha mudança de comportamento entre os consumidores mundo afora, empresas correm contra o tempo para se adequarem às novas tendências e, por conseguinte, possibilitarem aos seus clientes uma nova forma de consumo. Essa adequação é crucial em um mercado que valoriza, cada vez mais, os pilares de ESG. Ademais, somente no Brasil, 87% das pessoas preferem consumir de empresas com práticas sustentáveis, como aponta uma pesquisa realizada pela agência de pesquisa norte-americana Union + Webster.
Dicas para incluir o consumo consciente na rotina
Para te auxiliar a pautar sua rotina pelo consumo consciente, listamos, a seguir, as principais práticas simples de serem inseridas no dia a dia, tanto em seu contexto familiar, quanto no eixo que envolve seu ambiente de trabalho.
1 – Faça listas
Apesar de parecer algo comum, muitos brasileiros não têm o hábito de listar o que precisam comprar, o que gera aquisições desnecessárias. Assim, o primeiro passo para alcançar o consumo consciente é adotar a listagem de itens, seja de forma física ou online, antes de se dirigir aos centros comerciais, o que vai te ajudar a garantir assertividade nas compras, que serão focadas em suas reais necessidades.
2 – Evite desperdício de alimentos
Evitar desperdício de alimentos não é uma tarefa impossível, apenas requer comprometimento e organização. Primeiro, analise a quantidade de comida suficiente para cada refeição em sua casa, de acordo com a quantidade de moradores, a fim de evitar as sobras. Segundo, abandone o hábito de estocar alimentos para que não perca os prazos de validade e descarte itens que nem foram utilizados.
3 – Foque na qualidade
Um dos principais desafios da adoção do consumo consciente está relacionado ao mercado da moda, que utiliza estratégias persuasivas para que o cliente sempre compre peças novas, ainda que não tenha a real necessidade. Para driblar essa tendência, a recomendação é que opte por investir em roupas/calçados/acessórios com qualidade superior para que não precise substituí-los por novos em um curto período de tempo.
4 – Descarte seus resíduos corretamente
Descartar os resíduos adequadamente também é uma das práticas do consumo consciente, haja vista que, se valorizado de forma correta, muito do que for descartado pode ser reaproveitado e, assim, reinserido no mercado a partir da economia circular. Ademais, a reciclagem, nesse cenário, também deve ser priorizada, tendo em vista os diversos benefícios que promove ao equilíbrio do meio ambiente.
Marca Ambiental no cenário do consumo consciente
Aqui, na Marca Ambiental, o Parque de Ecoindústrias é o local ideal para a valorização de resíduos, prática que também impulsiona o consumo consciente. Entre as soluções propostas está a destinação ambientalmente adequada de pneus inservíveis, em que 100% deles serão reciclados e seus constituintes básicos reintroduzidos no mercado na forma de energia e coprodutos; e a valorização de resíduos e insumos orgânicos, que torna possível o aproveitamento de nutrientes que podem ser utilizados na produção agrícola como composto (adubo), devolvendo à terra as substâncias de que necessita. As Ecoindústrias responsáveis pelos processos supracitados são PneuVix e Organobom, respectivamente.
Conheça mais sobre as empresas que compõem a Teia de Ecoindústrias. Juntas, elas se unem na missão de tornar o mundo cada vez mais sustentável.