O Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, marca a conscientização sobre a importância da água para a saúde, agricultura e, de modo geral, para todos os seres vivos. Neste ano, a data fundada pela Organização das Nações Unidas (ONU) traz como tema da campanha “Acelerando Mudanças – Seja a mudança que você deseja ver no Mundo”, que reforça a necessidade da população conhecer ações que preservem a água e, assim, contribuam para solucionar a crise hídrica.
Por isso, nós, do Blog da Marca Ambiental, preparamos esse conteúdo para mostrar ações que contribuem para o desperdício da água e como elas podem ser evitadas para aumentar o índice de preservação desse recurso.
Boa leitura!
Veja mais – Como a coleta seletiva ajuda no combate ao aquecimento global?
Ações que começam com um indivíduo têm grande potencial para se tornarem ações coletivas, especialmente quando as boas práticas são realizadas em benefício de toda a sociedade. A preservação da água é um exemplo de que, quando boas ações são promovidas, como não lavar a calçada todos os dias, toda a comunidade é impactada. E, a pandemia de Covid-19, evidenciou o quanto que, ter acesso a água potável e limpa, além de saneamento básico, é essencial para a saúde da população. Um estudo realizado pela Water.org em 2022 aponta que o falecimento de mais de 200 mil crianças de até cinco anos de idade poderia ser evitado se elas tivessem acesso a água potável e a itens básicos de higiene, como o sabonete.
Segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), nas últimas décadas a demanda por água cresceu duas vezes mais do que a população mundial, e a previsão é de que haja um aumento em 55% até 2050. A instituição aponta que, caso o consumo seja mantido nesse nível, em 2030 o mundo terá um déficit de 40% no abastecimento – o que prejudica a sociedade e o meio ambiente como um todo.
Em corroboração a esses dados, estudo realizado pela Confederação Nacional da Indústria aponta que, a cada segundo, no Brasil, são retirados dos rios 2,3 milhões de litros de água para uso industrial. Nesse contexto, até 2050, estima-se que a demanda global por água no setor deve crescer em 400%. Em contrapartida, algumas ações empresariais e, também, do dia a dia da sociedade, podem ser evitadas para que a economia hídrica seja uma realidade.
Diversas ações podem proporcionar um maior desperdício de água – principalmente o uso inadequado e exacerbado, sem nenhum tipo de reaproveitamento. Por esse motivo, alguns hábitos de preservação podem ser adotados no dia a dia, como:
Além das ações citadas acima, outros fatores podem contribuir para o desperdício de água, como a geração de energia elétrica, que hoje pode acontecer por meio eólico ou solar, que são opções mais sustentáveis. Em janeiro deste ano, por exemplo, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) registrou o desperdício de mais de 9 mil MWm, volume que é superior a toda a produção de energia da Usina de Itaipu no mesmo mês.
“Hoje, já existem fontes de energia mais sustentáveis e limpas para a geração de energia elétrica. Além da origem eólica e solar, há, ainda, a energia originada a partir da conversão do biogás, que é gerado pela decomposição de resíduos sólidos depositados em aterros sanitários e é composto, majoritariamente, por metano e dióxido de carbono. A conversão do biogás em energia elétrica renovável é realizada na única Usina Termelétrica a Biogás do Espírito Santo e reduz o desperdício de água que há na distribuição e na geração de energia, assim como na redução de emissão de gases poluentes na atmosfera”.
– Laís Cavalcante, Coordenadora Socioambiental da Marca.
Nós sempre prezamos por um mundo mais verde e temos como missão espalhar ideias mais conscientes e sustentáveis na sociedade. Para que você fique atualizado acerca de nossas novidades, projetos e conteúdos relevantes, te convidamos a acompanhar nosso Blog, que está repleto de materiais exclusivos.
A seguir, listamos duas postagens que possam ser de seu interesse:
Consumo consciente: como adotar uma rotina mais sustentável?
Rodovia Governador Mário Covas, 1864, Bairro Padre Mathias
Cariacica – ES, CEP 29157-100
Política da Privacidade
CNPJ: 35.971.738/0001-80