O Parque de Ecoindústrias na Marca Ambiental, é um local totalmente favorável para que empreendedores desenvolvam seus modelos para o tratamento de resíduos. Nesse ecossistema são desenvolvidos diversos projetos de reciclagem no sentido de promover a valorização dos resíduos, dando um destino mais nobre e adequado aos resíduos.

Essas empresas são pautadas por ações sustentáveis e inovadoras, e oferecem uma série de serviços! Criamos este material para falar um pouco sobre elas. Conheça quais são e o que fazem!

Organobom: compostagem para a correta destinação dos resíduos orgânicos

A Organobom é uma unidade de compostagem que oferece uma alternativa sustentável para o Gerenciamento dos Resíduos Orgânicos. Esse processo se destaca nos objetivos e responsabilidades estabelecidas na Política Nacional do Resíduos Sólidos e coloca a CTR MARCA em destaque no atendimento as diretrizes da Lei 12.3025/10. A Organobom atende a empresas de variados segmentos, que desejam destinar seus resíduos orgânicos a um sistema de compostagem.  

A compostagem é um dos exemplos para a correta destinação dos resíduos. Usa-se o método de leiras revolvidas (pilhas de resíduos em linha), com aceleração de compostagem. Graças a essa prática, é possível o aproveitamento de nutrientes que podem ser utilizados na produção agrícola como adubo, devolvendo à terra as substâncias de que necessita. O composto atende aos padrões estabelecidos pela MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Unidade de beneficiamento de sacolas

A unidade de produção de sacolas beneficia o plástico PEBD (polietileno de baixa densidade), que ganha uma finalidade positiva, com a extração dos recursos para a criação de novas sacolas 100% recicladas. Mais de 45 mil sacolas são produzidas por dia na CTR MARCA, seguindo o processo de reciclagem.

 

PneuVix: soluções sustentáveis na reciclagem

Localizada na CTR MARCA, é a única destinadora de pneus do estado capixaba. Conta com uma planta licenciada e certificada pelos órgãos de controle ambiental. Apresenta soluções sustentáveis na reciclagem de pneus inservíveis.

Recicla 100% do pneu inservível, separando os principais produtos: borracha, aço e nylon, reintroduzindo-os no mercado na forma de insumos para outros processos produtivos. Está apta a receber três toneladas de pneus/hora. Dessa forma, contribui com a logística reversa de pneus inservíveis, gerando valor socioeconômico para o ES. Atende a Política Nacional de Resíduos Sólidos, Lei 12.305/10.

BIOMarca: destino adequado para óleo de fritura pós-consumo

A principal motivação da BIOMarca é oferecer a destinação adequada ao óleo de fritura pós-consumo.

Trata-se de um projeto pioneiro que nasceu da necessidade de oferecer destinação adequada ao óleo de fritura pós consumo, considerado um vilão para as estações de tratamento de esgoto. Esse resíduo, além de causar grande impacto ao meio ambiente, é normalmente descartado indevidamente na fonte geradora. A coleta é realizada em diferentes geradores como: condomínios, restaurantes, vares, cozinhas industriais, hospitais, indústrias e residências.

Vila Betume: tecnologia de ponta em concreto betuminoso asfáltico

Por meio de avançadas tecnologias que geram o concreto betuminoso asfáltico usinado à quente e armazenado, a Vila Betume confecciona seus produtos que podem ser utilizados para reparação de estradas, vias urbanas, em pequenas obras como estacionamento e vias de tráfego, permitindo que não seja necessário a utilização de maquinário para aplicação.

Collares Reciclagem: beneficiamento da escória de aciaria

Também dentro do Parque de Ecoindústrias, está a Collares Reciclagem, que produz cerca de 1.200 toneladas/mês de granulado de gusa a partir do beneficiamento da escória de aciaria.

Novidade: projeto com biogás

A Marca Ambiental e a Liberum Energia firmaram a parceria para geração de energia a partir do resíduo das células de Aterro Sanitário. Encontra-se em processo de construção uma Usina Termelétrica (UTE) a biogás proveniente da decomposição do resíduo orgânico.

Em um primeiro estágio serão instalados 3 grupos geradores, totalizando uma capacidade de 3 MW – energia suficiente para abastecimento de 10 mil residências. O início da geração está previsto para novembro deste ano. A capacidade instalada total será de 5 MW. Vale destacar, que, a energia produzida será destinada para consumidores do Espírito Santo, por meio do sistema de compensação de energia, de acordo com o conceito de Geração Distribuída introduzido pela Resolução Normativa ANEEL n°482/2012.

Para mais novidades sobre a Marca, acompanhe o Blog e as redes sociais da empresa!