Empresas que não inovam, não sobrevivem. Vivemos um momento em que tudo muda constantemente e as empresas precisam se adaptar e gerar, cada vez mais, valor ao cliente de maneira ágil. E, ao mesmo tempo que grandes desafios surgem para a humanidade como um todo, muitas soluções nunca imaginadas também surgem. Ou seja, estamos em uma era em que dependemos da inovação para sobreviver.

Dentro desse contexto, as organizações têm se reorganizado e trabalhado de formas cada vez mais modernas e eficientes e, assim, surgiram os famosos hubs de inovação. E então, você sabe o que é um isso? Para esclarecer, vamos desmembrar esse conjunto de palavras para ficar mais claro. Primeiramente, você sabe o que é um hub?

Na informática, um hub é, normalmente, um equipamento como esse:

Basicamente ele é um dispositivo de conexão entre aparelhos diversos. Podemos utilizá-lo para conectar vários pen drives a um computador; ou um mouse, um pen drive, um HD Externo, todos ao mesmo tempo, a um computador, para serem executadas atividades utilizando todos ao mesmo tempo.

E inovação, você sabe o que é?

De acordo com a Lei Nacional de Inovação nº 13.243/2016, inovação é a introdução de novidade ou aperfeiçoamento no ambiente produtivo e social que resulte em novos produtos, serviços ou processos ou que compreenda a agregação de novas funcionalidades ou características a produto, serviço ou processo já existente que possa resultar em melhorias e em efetivo ganho de qualidade ou desempenho.

Portanto, um hub de Inovação é um ambiente que, assim como o hub da informática, gera conexões. Mas, nesse caso, ele conecta organizações que querem inovar. Para isso, é criada uma comunidade (normalmente composta por empresas já consolidadas, acadêmicos e startups) que gera oportunidades, conexões, trocas de boas práticas e inovações que podem se tornar futuros negócios.

E então, conseguiu entender o que isso tudo tem a ver com a Marca Ambiental?

De acordo com a Missão da Marca, oferecemos “solução completa para gerenciamento de resíduos” a nossos clientes. Entretanto, os resíduos recebidos não são sempre tão previsíveis e simples de destinarmos, tratarmos ou reciclarmos. A cada novo contrato ou novo cliente, uma nova demanda chega para nós e, com isso, uma nova oportunidade de inovar, criando novas soluções para nossos clientes. Portanto, precisamos inovar constantemente para cumprirmos nossa missão.