Inovação. Parece uma daquelas palavras mágicas, e é. Inovar significa explorar novas ideias e conquistar o sucesso através delas. Pode ser definida como uma novidade ou uma melhoria que gera valor para indivíduos e organizações. Para Peter Drucker, considerado pai da gestão moderna, a inovação é o “ato de atribuir novas capacidades aos recursos existentes na empresa para gerar riqueza”.
Muito se tem discutido sobre novas formas de empresas se desenvolverem e sobreviverem num mercado cada vez mais competitivo e repleto de mudanças. Para isto, as empresas devem buscar novos meios de entregar valor, rompendo padrões e adotando novos processos.
Tendo conhecimento da seriedade dos problemas socioambientais, a inovação atrai a sustentabilidade, ressaltando a importância de buscar as melhores soluções para as gerações futuras e preservando o que temos de mais importante: o meio ambiente.
Essa união traz inúmeros benefícios sociais, ambientais e econômicos (o tripé da sustentabilidade), não só para a empresa como para a sociedade. A inovação encanta e fascina. E a fascinação transborda de dentro da organização para o ambiente exterior. O que é reproduzido no ambiente externo é um reflexo do que é cultivado dentro da empresa.
A adoção de boas práticas voltadas para a inovação e para o desenvolvimento sustentável resulta não só na competitividade da empresa no mercado, mas também na melhoria da qualidade dos serviços, no aumento da capacidade produtiva, na melhoria da qualidade de vida dos colaboradores e dos clientes e nos impactos positivos causados ao meio ambiente e a toda comunidade.