No cenário atual, onde os desafios ambientais e sociais necessitam de soluções inovadoras, o Instituto Marca se destaca como uma iniciativa indispensável no que diz respeito ao processo de transformação da sociedade e promoção de hábitos positivos. Criado com o objetivo de proporcionar o bem-estar para pessoas em situação de vulnerabilidade social, ele surge por meio de ações que rompem barreiras e criam oportunidades.
Deseja saber mais sobre o Instituto Marca e de que maneira ele atua na sociedade? Leia este conteúdo produzido por nós, do Blog da Marca Ambiental, em parceria com nossos especialistas no assunto.
Veja mais – Redução da Pegada de Carbono a preservação do meio ambiente: qual a relação
Conheça o Instituto Marca!
O Instituto Marca é um projeto de atuação nacional, desenvolvido pelo Grupo Marca com o foco nas comunidades em locais em que o Grupo atua, direcionados às pessoas em situação de vulnerabilidade social. Além disso, o projeto atua por meio de conexões e atuação em rede. Dessa maneira, o Instituto Marca acolhe, com seus diferentes projetos, mais de 300 crianças e adolescentes, e busca de forma constante impactar todas as pessoas envolvidas. Por isso, o projeto atua com diferentes pilares estabelecidos, como por exemplo, a cultura, educação e cidadania.
Saiba quais são os projetos desenvolvidos pelo Instituto Marca!
O coração do Instituto Marca pulsa no ritmo da inclusão social. Por isso, os projetos são desenvolvidos de modo a promover um ambiente acolhedor e confortável para todos. Desse modo, foi criado, em 2006, o Programa Ciranda do Saber, uma iniciativa que fornece inúmeras atividades e ações em diversas áreas e valorizam, por exemplo, o aprendizado escolar, artístico, cultural e interdisciplinar. Confira quais são esses projetos:
- Marcas Musicais: acontece na escola Teotônio Brandão, no bairro Nova Rosa da Penha, em Cariacica. Ele visa desenvolver a coordenação motora e a musicalidade por meio de aulas de instrumentos como por exemplo violão, teclado e bateria.
- Ecovoice: nesse projeto, as crianças e adolescentes aprendem sobre o trabalho em equipe por meio do canto coral.
- Incentivo ao esporte: essa iniciativa explora o desenvolvimento de habilidades esportivas em parceria com uma formação cada vez mais integrada e humana aos valores educacionais, além de promover uma vida mais saudável e equilibrada. As práticas esportivas acontecem em Nova Rosa da Penha, o projeto de futsal em parceria com a Associação Cultural, Esportiva e Lazer (ACEL). E, em Joana D’Arc, o projeto de kickboxing, denominado “Quem não luta não briga”.
- Educação socioambiental: essa iniciativa acontece por meio de ações, palestras e treinamentos educativos de maneira a fomentar a importância da sustentabilidade e da construção de uma sociedade mais consciente.
Entenda a relação do Instituto Marca com o ESG!O termo ESG (Environmental, social and Governance), caracteriza-se por um conjunto de ações e boas práticas, que tem como objetivo definir se uma organização é socialmente sustentável, consciente e gerenciada corretamente. Esse termo surgiu, pela primeira vez, em 2004, por meio de uma publicação realizada pelo Pacto Global da ONU, em parceria com o Banco Mundial – Who Cares Wins. De modo geral, a sigla representa uma maneira de medir a performance de sustentabilidade de uma empresa, ou seja, uma mensuração se ela é, de fato, a opção ideal para gerar investimentos sociais, financeiros e ambientais.
Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Relações com Investidores (Ibri), 87% das empresas afirmam ter aumentado o envolvimento com o termo e adotado mais conhecimento da área. A pesquisa indica, ainda, que cerca de 60% das organizações esperam aumentar o orçamento destinado ao tema no próximo ano. Nesse sentido, o Instituto Marca reforça os pilares dessa sigla ao se tornar signatária dos 17 objetivos sustentáveis do planeta (ODS), que são estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU). Dentre eles, os principais são:
- ODS 4 – Educação de qualidade
- ODS 8 – Trabalho decente e crescimento econômico
- ODS 10 – Redução das desigualdades
- ODS 12 – Consumo e produção responsável
- ODS 17 – Parcerias e meios de implementação
Saiba como foi o 2023 do Instituto Marca!
Este ano foi desafiador para o Instituto Marca, uma vez que durante o decorrer dos meses diversas mudanças foram realizadas para ajudar a construir o propósito do Grupo Marca – o de transformar vidas por meio do desenvolvimento sustentável. Para isso, foi necessário reforçar e ampliar, cada vez mais, nossa visão de ser uma instituição de impacto que promove o bem-estar social de maneira sustentável, além de fortalecer nossas conexões com intuito de contribuir com pessoas em vulnerabilidade social das regiões onde as empresas do Grupo Marca atuam.
Com base nisso, durante 2023, foram atendidos, diretamente, 466 alunos por mês, por meio dos projetos de música, esporte e canto. Isso resultou num total de mais de 600 horas/aulas ministradas, com envolvimento em mais de 10 ações extras, além das participações em eventos e diferentes campeonatos. Para consolidar e ampliar as conexões com nossos parceiros, desenvolvemos as relações com diversas partes interessadas com identificação direta ao nosso propósito. Para 2024, é nosso objetivo aprimorar o compromisso e a responsabilidade socioambiental, com o intuito de deixar um legado positivo para as futuras gerações.
Fique por dentro das novidades com a Marca
Acompanhe o nosso Blog para ficar atualizado com materiais exclusivos acerca das nossas novidades, projetos, ações e das tendências para tornar o nosso mundo cada dia mais verde com ideias e soluções conscientes e sustentáveis.
A seguir, conheça alguns conteúdos que podem ser do seu interesse:
Confira os 4 benefícios da energia a biogás para um futuro mais sustentável!
Pneus inservíveis: confira os desafios e soluções para uma gestão sustentável!