Inaugurada em 1995, a Central de Tratamento de Resíduos da Marca Ambiental (CTR Marca), é um local favorável para o desenvolvimento de modelos de negócios inovadores e sustentáveis. Um exemplo é o Parque de Ecoindústrias, iniciativa que já funciona desde 2006 e que hoje conta com diversas empresas e identidade própria. Localizado na CTR Marca, tem o intuito de oferecer gestão completa em beneficiamento de resíduos.
Com as Ecoindústrias, o destino dos resíduos passa a ser mais nobre e os resultados são empreendimentos que prezam pela sustentabilidade, além de promoverem ações capazes de mudar a perspectiva do gerenciamento de resíduo no Espírito Santo.
Esse projeto conota a construção de uma visão de mercado de forma moderna e, nesse ecossistema, são desenvolvidos diversos projetos de reciclagem que realizam a valorização dos resíduos a partir da logística reversa.
O Parque de Ecoindústrias está configurado de forma a oportunizar uma teia de soluções em valorização de resíduos. Dessa forma, busca-se atender não somente a indústria capixaba, mas toda a sociedade, oferecendo solução completa para os resíduos gerados.
Atualmente o parque é composto por nove Ecoindústrias e a Marca Ambiental que, além de compor o Parque, contribui para o fortalecimento dessas empresas. Em seu conjunto, essas empresas, são capazes de atender diversas tipologias de resíduos. Com isso, além de promover a reciclagem, também é possível produzir energia gerada a partir do biogás das células de aterro sanitário, dos rejeitos que chegam dos municípios.
Hoje, 14 municípios encaminham seus resíduos à CTR MARCA. Seus rejeitos são tratados em células de aterro sanitário e, nesse processo, o biogás produzido é transformado, atualmente, em 3MW de energia limpa e renovável.
Gostou da iniciativa? Conheça todas as Ecoindústrias da Marca Ambiental!
Usina Termelétrica (UTE) a biogás: energia elétrica renovável
No rol de projetos inovadores da CTR MARCA, a Usina Termelétrica (UTE) a Biogás é uma parceria da Marca Ambiental com a Liberum Energia.
A planta oferece uma tecnologia diferenciada, composta, atualmente, por 3 unidades geradoras que produzem energia elétrica renovável, por meio do biogás presente nas células do aterro sanitário.
Com esses três motores, estima-se que a energia gerada possa abastecer, aproximadamente, 30 mil habitantes. A capacidade instalada da planta é de 5MW.
Pneuvix Ambiental: destinação responsável e certificada
Única destinadora de pneus do Espírito Santo, a PneuVix Ambiental é uma ecoindústria responsável pela destinação ambientalmente adequada desse material. O projeto possui inovação tecnológica e integra diferentes procedimentos em prol do beneficiamento de pneus. Também emite certificado de destinação à empresas que necessitam atender a logística reversa, como estabelecido na Política Nacional de Resíduo Sólidos.
Unidade de Beneficiamento de Agregado Reciclado (UBAR)
Pautada por uma ação sustentável, a Unidade de Beneficiamento de Agregado Reciclado (UBAR) é uma parceria com a Vila Recicla. Ela realiza a reciclagem de resíduos da construção civil (RCC), em materiais de qualidade prontos para serem reutilizados novamente.
A partir do conceito de logística reversa dos resíduos de construção e demolição, essa unidade promove a valorização de resíduos provenientes de obras e oferece um destino mais nobre e adequado a eles.
Recicla Valorização de Resíduo
A Recicla Valorização de Resíduos iniciou suas atividades no Parque de Ecoindústrias da Marca Ambiental em 2020. É uma empresa que traz em seu DNA grande experiência em projetos de reciclagem de embalagens diversas e logística reversa.
No rol de atividades da Recicla estão inclusos os seguintes serviços:
- Coleta e transporte de resíduos;
- Movimentação e logística de equipamentos;
- Triagem e beneficiamento de resíduos como plástico, papel, metal e fios.
BioMarca
A BioMARCA é uma empresa especializada na coleta de óleo de cozinha usado, e iniciou suas atividades em 2007 no projeto de incubadora de empresa desenvolvido pela Marca Ambiental. Esse projeto pioneiro, que nasceu da necessidade de oferecer destinação adequada a esse resíduo, beneficia e destina óleos de cozinha pós consumo.
Sendo assim, são reaproveitados nos processos produtivos de plantas de produção de biodiesel, curtumes, entre outras.
Organobom
Para valorização dos insumos orgânicos destinados de forma segregada, a Unidade de Compostagem instalada no Parque de Ecoindústrias Marca Ambiental, utiliza o método de leiras revolvidas (pilhas de resíduos em linha) com aceleração de compostagem. Com essa prática é possível o aproveitamento de nutrientes que podem ser utilizados na produção agrícola como composto orgânico, devolvendo à terra os insumos de que necessita.
Green Ambiental
Com início de sua atividade em 2020, a Green Ambiental instalou-se no Parque de Ecoindústria Marca Ambiental com uma Unidade de Recebimento e Beneficiamento de Vidro. Nela, existe a capacidade de receber 1.500 toneladas mês de vidro verde, marrom e transparente.
Esse material é 100% e infinitamente reciclado, retornando para o setor produtivo em forma de um novo vidro.
Vila Betume
Com duas usinas capazes de produzir até 15 mil toneladas de asfalto a frio por mês e equipamentos de alta tecnologia, a Vila Betume integra as empresas presentes no Parque de Ecoindústria Marca Ambiental.
A partir da produção moderna de massa asfáltica, a matéria-prima pode ser aplicada em reparação de estradas, vias urbanas, pequenas obras como estacionamento e vias de tráfego, sem ser necessário a utilização de maquinário ou de outros produtos para aplicação. Com uma produção mais sustentável, a empresa utiliza 100% de óleo BPF reciclado (processado) na CTR MARCA.
Collares
A Collares também está localizada no Parque de Ecoindústrias, realizando o processamento de resíduos siderúrgicos e aproveitamento de metálicos. Dessa forma, ocorre a produção de granulado de gusa a partir do beneficiamento da escória de aciaria.
LEIA MAIS
+ Entenda a importância do licenciamento ambiental