Quando se fala em pneus, o primeiro pensamento que perpassa na mente humana é referente à mobilidade dos veículos. No entanto, o que grande parte da sociedade não sabe é a maneira correta de realizar o descarte desses pneus quando eles já se encontram desgastados, e de que forma eles podem ser reaproveitados. De acordo com dados de uma pesquisa realizada pela Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP), os fabricantes desse material recolhem, em média, mais de 50 milhões de pneus de carros por ano e encaminham para descarte. Esse número equivale a cerca de mais de 10 milhões de carros.
Deseja saber mais sobre os impactos do descarte de pneus no meio ambiente e como descartá-los corretamente? Leia este conteúdo produzido por nós, do Blog da Marca Ambiental, em parceria com nossos especialistas no assunto.
Veja mais – A importância do desenvolvimento sustentável para um futuro melhor: Saiba mais!
Saiba o que são os pneus inservíveis!
Os pneus inservíveis são materiais produzidos com recursos naturais, como por exemplo o petróleo e a borracha. Eles não são caracterizados como biodegradáveis e, por isso, precisam ter um tratamento ambientalmente adequado, seja por meio da reutilização ou, principalmente, da reciclagem. Para que esse descarte seja feito de maneira correta, foi criada a Resolução n°416, pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama). Essa decisão declara que os indivíduos e/ou empresas fabricantes de pneus que possuem peso acima de 2kg, devem realizar a coleta e a destinação desses materiais corretamente.
Confira três principais consequências do descarte incorreto de pneus!
De acordo com dados de um levantamento da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), em 2020, mesmo com a pandemia e a crise econômica mundial, houve um aumento de 3% na venda de veículos no Brasil. A pesquisa indica, ainda, que com o crescimento das vendas de veículos, consequentemente, surge maior preocupação com o descarte de pneus. Isso porque grande parte das pessoas não sabem o que fazer com esses materiais após ficarem velhos. De modo geral, o descarte de pneus inservíveis no meio ambiente pode se transformar em diferentes problemas, visto que contribuem para a contaminação do solo e dos recursos hídricos. Nesse sentido, confira 3 das principais consequências do descarte incorreto.
1 – Biodegradação: os pneus levam muitos anos para se deteriorar. Além disso, quando se encontram expostos às chuvas e ao sol, começam a se diluir em gases e, também, em líquidos.
2 – Proliferação de doenças: estudo publicado pela Revista Científica Ft, indica que devido ao longo tempo de exposição dos pneus em aterros sanitários e demais locais, há o acúmulo de água, o que contribui para a reprodução de insetos causadores de enfermidades. Com isso, pode haver aumento no número de doenças como por exemplo a dengue.
3 – Gastos excessivos: para que haja a retirada dos pneus descartados no meio ambiente, é necessário que ocorra investimentos governamentais. Ou seja, há tanto o gasto com a retirada desses materiais, quanto com a saúde pública.
Valorização de resíduos no ES!
A Marca Ambiental, em parceria com a Pneuvix, tem desenvolvido um serviço de inovação na destinação ambientalmente correta de pneus inservíveis. Isso porque 100% desses resíduos passam pelo processo de reciclagem e, a partir disso, seus elementos serão reintroduzidos no mercado em forma de coprodutos, por exemplo pisos esportivos, tapetes de carros e cobertura de campos esportivos. Esse e outros serviços, como por exemplo o gerenciamento integrado para as áreas de construção civil, saneamento básico, saúde e mineração, são realizados no Parque de Ecoindústrias da Marca Ambiental em conjunto com outras 10 empresas. Todas elas funcionam com o objetivo de promover a gestão completa em beneficiamento de resíduos.
Fique por dentro das novidades com a Marca
Acompanhe o nosso Blog para ficar atualizado com materiais exclusivos acerca das nossas novidades, projetos, ações e das tendências para tornar o nosso mundo cada dia mais verde com ideias e soluções conscientes e sustentáveis.
A seguir, conheça alguns conteúdos que podem ser do seu interesse:
Uma marca formada por pessoas: 28 anos de história e cuidado com o futuro
A importância do desenvolvimento sustentável para um futuro melhor! Saiba mais!