A pegada de carbono consiste em uma medida que avalia a quantidade de gases de efeito estufa (GEE), emitidos por uma pessoa ou organização, sendo apresentados em quilogramas/toneladas equivalentes de CO2. Os GEEs podem ser medidos a partir de diferentes ações humanas que, consequentemente, liberam gases na atmosfera. Um estudo realizado pela Organização The Nature Conservancy, fez uma estimativa de que até o ano de 2030, a pegada de carbono pessoal deve ser reduzida em cerca de menos duas toneladas por ano. Nesse sentido, a conscientização torna-se fundamental para a adoção de hábitos sustentáveis para preservar o meio ambiente.
Quer saber mais sobre o que é a pegada de carbono e como a mudança de atitude individual pode contribuir para o meio ambiente? Leia este conteúdo produzido por nós, do Blog da Marca Ambiental, em parceria com nossos especialistas no assunto.
Veja mais – A importância do desenvolvimento sustentável para um futuro melhor: Saiba mais!
Saiba o que é a pegada de carbono e por que é importante entender sobre ela!
A pegada de carbono pode servir como um lembrete do impacto que as ações humanas e corporativas possuem no meio ambiente. Por meio dela, é possível entender que as escolhas realizadas no cotidiano podem contribuir para o aumento de problemas ambientais graves, como por exemplo as mudanças climáticas. De acordo com dados da pesquisa realizada pela Global Footprint NetWork, desde 1961, a pegada de carbono não parou de crescer, o que, multiplicado por 11 desde o período citado, corresponde a cerca de 60% do impacto total da sociedade no meio ambiente.
Portanto, ela se torna importante pois permite que a sociedade e as empresas enxerguem mais claramente os impactos causados em toda a atmosfera. Nesse cenário, faz-se fundamental destacar as diferenças e os desafios da pegada de carbono pessoal e das empresas. Confira os tipos:
- Pessoal: a pegada de carbono pessoal pode ser considerada aquela que tem origem direta de uma única pessoa durante o cotidiano, por meio de ações de deslocamento, consumo, alimentação e utilização de recursos como a energia. Uma pesquisa realizada pela National Geographic, em parceria com especialistas em mitigação climática e pegada de carbono, indica que é importante adotar e aplicar o conceito dos 7 R’s da sustentabilidade (recusar, reduzir, reparar, reutilizar, reciclar e reintegrar), para que haja a redução da pegada de carbono pessoal, visto que a pegada de carbono depende, também do estilo de vida adotado pelos indivíduos.
Empresas: assim como os indivíduos, as empresas também realizam tarefas que produzem gases de efeito estufa, como por exemplo, o uso de combustíveis fósseis, processos industriais, geração de resíduos e consumo de energias de fontes não renováveis. Desse modo, a pegada de carbono empresarial e/ou corporativa, reflete na medição de todas as emissões dos gases de efeito estufa, nesse sentido, tais empresas possuem a alternativa de reduzir essa pegada por meio da melhora da eficiência energética e demais atitudes.
Alternativas sustentáveis realizadas por nós, da Marca Ambiental!
No Espírito Santo, desde 2006, temos desenvolvido serviços que contribuem para a preservação do meio ambiente, mediante a valorização de resíduos. Nós, da Marca Ambiental, com outras 10 empresas, somos responsáveis pelo Parque de Ecoindústrias. Nesse sentido, por meio de alternativas sustentáveis como a valorização energética do gás, gerenciamento de resíduos, e demais serviços, contribuímos para a diminuição da pegada de carbono e os impactos ambientais.
Sendo assim, desde 2020, atuamos em parceria com a ecoindústria Liberum na valorização energética do biogás que é produzido por meio da decomposição de resíduos sólidos depositados nos aterros sanitários. Contudo, esse processo contribui para o processo de sequestro de carbono, que pode ser visualizado em tempo real no nosso contador de CO2, onde mostra o volume de carbono que deixou de ser emitido no planeta.
Fique por dentro das novidades com a Marca
Acompanhe o nosso Blog para ficar atualizado com materiais exclusivos acerca das nossas novidades, projetos, ações e das tendências para tornar o nosso mundo cada dia mais verde com ideias e soluções conscientes e sustentáveis.
A seguir, conheça alguns conteúdos que podem ser do seu interesse:
Uma marca formada por pessoas: 28 anos de história e cuidado com o futuro
A importância do desenvolvimento sustentável para um futuro melhor! Saiba mais!