Você consegue imaginar quais foram os sentimentos e sensações no seu primeiro dia de trabalho? Gostaria de te convidar a resgatar essas memórias. Lembro perfeitamente do meu primeiro dia na empresa na qual estou hoje. Ainda como estagiária. E olha que já se passaram 5 anos. 

Entusiasmo, motivação, alegria, sentimento de realização profissional e pessoal, coragem, confiança e ansiedade para viver o novo, explorando os desafios da carreira que ali se iniciava. Mas um sentimento, foi um tanto quanto predominante: o sentimento de pertencimento. Naquele primeiro dia, pude ter contato, ainda no treinamento de integração, Com colaboradores que conseguiam demonstrar a enorme alegria de poder estar trabalhando ali. Foi então que comecei a enxergar que, por trás de um uniforme, existia o brilho nos olhos, sensação que pude chamar de pertencimento. 

Longe de mim querer romantizar a rotina árdua de trabalho. Muito pelo contrário. Trabalhar não é fácil, requer dedicação, persistência e, acima de tudo, tomar decisões difíceis todos os dias. Por trás dessa linha tênue que divide a rotina de trabalho, existe a linha daqueles que incorporam fortemente a cultura da empresa, possuem visão de futuro e, principalmente, olhar de dono. E sabe todas aquelas sensações positivas e brilho nos olhos do primeiro dia? Elas não devem ser esquecidas. No fundo, todos os dias devem ser encarados como se fossem o primeiro. 

Essa é a filosofia Day One, criada por Jeff Bezos, CEO da Amazon, na qual preconiza que o entusiasmo deve perdurar, para não só atender os clientes, mas atendê-los com padrão de excelência máxima. Esse é um comportamento essencial, seja de líderes ou liderados de uma empresa. Seja qual for a função a executar, dê o melhor de si. 

No último dia 24/01, ocorreu meu Day One no Instituto Líderes do Amanhã. Para enriquecer esse momento, tivemos uma palestra com Raimundo Godoy, fundador do Instituto Aquila. Durante a palestra, Godoy mostrou, por meio de sua trajetória pessoal e profissional, ensinamentos enriquecedores. Para Godoy, “cuidar de uma empresa ou de uma carreira é sempre um caminho instável”. Quem precisa criar e produzir estabilidade em meio a tantas instabilidades é você. Isso só confirma que, para impactar positivamente os âmbitos no qual está inserido e de fato quer mudar, é preciso tempo. Com esse tempo, você é capaz de desenvolver habilidades e foco para se tornar um agente de transformação. 

Uma outra lição aprendida com Godoy, foi sobre assumir responsabilidades. Não se delega ou terceiriza responsabilidades, tampouco se coloca a culpa em situações externas. Ao começar a compreender esse feito, você entende que, seja o sucesso ou fracasso, a vitória ou a derrota, a satisfação ou a insatisfação, a certeza ou a dúvida, tudo depende de você. Isso se chama responsabilidade individual, um valor que deve ser praticado e, acima de tudo, internalizado.

Afinal, como foi o seu Day One? Não deixe que o entusiasmo e a motivação do seu primeiro dia sejam adormecidos com o tempo. Encontre seu propósito e viva-o. Tente, ainda, responder essas três perguntas: quais são suas ambições? Quais são suas intenções? Você tem visão de futuro e sabe onde quer chegar? Depois de responder, lute bravamente para ser protagonista da sua própria história e não esqueça: “It’s always day one”.