O Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, marca a conscientização sobre a importância da água para a saúde, agricultura e, de modo geral, para todos os seres vivos. Neste ano, a data fundada pela Organização das Nações Unidas (ONU) traz como tema da campanha “Acelerando Mudanças – Seja a mudança que você deseja ver no Mundo”, que reforça a necessidade da população conhecer ações que preservem a água e, assim, contribuam para solucionar a crise hídrica.

Por isso, nós, do Blog da Marca Ambiental, preparamos esse conteúdo para mostrar ações que contribuem para o desperdício da água e como elas podem ser evitadas para aumentar o índice de preservação desse recurso. 

Boa leitura!

Veja mais – Como a coleta seletiva ajuda no combate ao aquecimento global?

Hábitos coletivos: qual a importância para preservar a água?

Ações que começam com um indivíduo têm grande potencial para se tornarem ações coletivas, especialmente quando as boas práticas são realizadas em benefício de toda a sociedade. A preservação da água é um exemplo de que, quando boas ações são promovidas, como não lavar a calçada todos os dias, toda a comunidade é impactada. E, a pandemia de Covid-19, evidenciou o quanto que, ter acesso a água potável e limpa, além de saneamento básico, é essencial para a saúde da população. Um estudo realizado pela Water.org em 2022 aponta que o falecimento de mais de 200 mil crianças de até cinco anos de idade poderia ser evitado se elas tivessem acesso a água potável e a itens básicos de higiene, como o sabonete.

Qual o papel das indústrias na preservação dos recursos hídricos?

Segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), nas últimas décadas a demanda por água cresceu duas vezes mais do que a população mundial, e a previsão é de que haja um aumento em 55% até 2050. A instituição aponta que, caso o consumo seja mantido nesse nível, em 2030 o mundo terá um déficit de 40% no abastecimento – o que prejudica a sociedade e o meio ambiente como um todo. 

Em corroboração a esses dados, estudo realizado pela Confederação Nacional da Indústria aponta que, a cada segundo, no Brasil, são retirados dos rios 2,3 milhões de litros de água para uso industrial. Nesse contexto, até 2050, estima-se que a demanda global por água no setor deve crescer em 400%. Em contrapartida, algumas ações empresariais e, também, do dia a dia da sociedade, podem ser evitadas para que a economia hídrica seja uma realidade.

Quais hábitos mais impactam no desperdício de água e como evitá-los?

Diversas ações podem proporcionar um maior desperdício de água – principalmente o uso inadequado e exacerbado, sem nenhum tipo de reaproveitamento. Por esse motivo, alguns hábitos de preservação podem ser adotados no dia a dia, como:

  • Fechar a torneira enquanto não estiver em uso demorado, como escovar os dentes, lavar a louça;
  • Usar uma vassoura para limpar o quintal ou a calçada, ao invés de uma mangueira;
  • Reservar a água da chuva e, também, da máquina de lavar, para usar na regagem de plantas, limpar ambientes externos, etc.

ES: geração de energia limpa evita o desperdício de água

Além das ações citadas acima, outros fatores podem contribuir para o desperdício de água, como a geração de energia elétrica, que hoje pode acontecer por meio eólico ou solar, que são opções mais sustentáveis. Em janeiro deste ano, por exemplo, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) registrou o desperdício de mais de 9 mil MWm, volume que é superior a toda a produção de energia da Usina de Itaipu no mesmo mês.

“Hoje, já existem fontes de energia mais sustentáveis e limpas para a geração de energia elétrica. Além da origem eólica e solar, há, ainda, a energia originada a partir da conversão do biogás, que é gerado pela decomposição de resíduos sólidos depositados em aterros sanitários e é composto, majoritariamente, por metano e dióxido de carbono. A conversão do biogás em energia elétrica renovável é realizada na única Usina Termelétrica a Biogás do Espírito Santo e reduz o desperdício de água que há na distribuição e na geração de energia, assim como na redução de emissão de gases poluentes na atmosfera”.

– Laís Cavalcante, Coordenadora Socioambiental da Marca.

Fique por dentro das novidades

Nós sempre prezamos por um mundo mais verde e temos como missão espalhar ideias mais conscientes e sustentáveis na sociedade. Para que você fique atualizado acerca de nossas novidades, projetos e conteúdos relevantes, te convidamos a acompanhar nosso Blog, que está repleto de materiais exclusivos.

A seguir, listamos duas postagens que possam ser de seu interesse:

Consumo consciente: como adotar uma rotina mais sustentável?

Resíduos sólidos urbanos: como impactam o meio ambiente?