Pelo PMI: Project Management Institute, o conceito de gestão de projetos consiste na aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de atender aos seus requisitos, com um processo estruturado de planejamento, execução e controle, que segue um caminho de início, meio e fim.

Sabe-se que, diariamente, as empresas têm executado projetos na busca de melhores entregas, processos e resultados. Contudo, muito se tem discutido sobre o temas sustentabilidade e como as organizações podem implementar a temática no seu dia a dia, principalmente, integrando com a gestão de projetos.

Segundo o norte-americano, John Elkington, a sustentabilidade nas empresas está atrelada a três critérios, o econômico, social e ambiental. Mas, afinal, como projetos e sustentabilidade se conectam?

Se conectam quando falamos da redução de desperdícios, melhoria no aproveitamento dos recursos, por exemplo, custos dentro do orçado, planejamento das entregas e, por fim, na capacidade de prever impactos, ou seja, gestão dos riscos, levando assim as melhores decisões.

Vale ressaltar, que não é tão simples implementar a sustentabilidade e fazer essa integração, mas a partir de um bom planejamento, organização, gestão, alinhamento entre as partes interessadas, aplicação de ferramentas de acompanhamento que tragam visibilidade do projeto e, consequentemente, suporte para tomadas de decisões, a implementação dessa prática se torna mais fácil. Além disso, o desenvolvimento de como a sustentabilidade será englobada, a partir do estabelecimento de objetivos, prioridades e indicadores que assegurem que os impactos ambientais, sociais e econômicos sejam positivos.

Por fim, é notório e super circulado na mídia e meios de comunicação a preocupação e políticas em prol de uma sociedade e um futuro mais sustentável, e que sim, isso tem a ver com garantir que nossos projetos e processos estejam acompanhando esse novo normal, ademais há diversas vantagens como: a redução de impactos ambientais, aumento da qualidade nas entregas, redução de custos e reforço na imagem do negócio, trazendo destaque no mercado e garantido um desenvolvimento mais sustentável.