A sustentabilidade é uma palavra que está cada vez mais presente na rotina corporativa. Uma das principais razões para a discussão de como ser mais sustentável no mundo corporativo é a preocupação dos consumidores em relação à integração deste conceito à produção de itens da indústria.
Em estudo realizado com mais de duas mil pessoas e elaborado pela Opinion Box, 75% dos consumidores afirmam que se sentem mais propensos a se tornarem clientes de empresas que demonstram a sua prática sustentável, além de ficarem mais satisfeitos quando têm conhecimento de que os produtos que adquiriram são sustentáveis.
Assim, a pesquisa reforça a importância de as indústrias discutirem com frequência a sustentabilidade e de adotarem ações que contribuam com o fortalecimento deste conceito. Neste cenário, surgem algumas soluções que as indústrias podem integrar à sua rotina, como a economia circular – ação que já é desenvolvida de alguma maneira em 76,5% das indústrias brasileiras, como indica a Confederação Nacional das Indústrias.
Mas o que as indústrias precisaram fazer para se tornarem sustentáveis? Que ações podem ser adotadas para contribuir com o cotidiano empresarial? Continue a leitura deste artigo, elaborado por nós, do Blog da Marca Ambiental, para conferir, ainda, as vantagens de se tornar uma indústria sustentável.
Boa leitura!
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O que significa “ser sustentável”?
A sustentabilidade, de acordo com o Dicionário Michaelis, é um substantivo que significa “qualidade, característica ou condição de ser sustentável”. Na prática, este é um conceito que, comumente, é relacionado à preservação do meio ambiente, mas vai muito além desse cuidado. Ser uma indústria sustentável corresponde a ser uma indústria adequada aos pilares do ESG.
Como assim, Marca? 🤔Isso significa que ser uma indústria sustentável corresponde a ser uma indústria que se preocupa com a sua equipe de trabalho e com questões relevantes em discussão, com as ações que realiza em sua rotina corporativa e com a maneira em que os produtos estão sendo fabricados, além dos cuidados com o meio ambiente, claro, entre outros fatores que contribuem para os pilares do ESG – no que diz respeito ao ambiental, à governança e ao social.
E como uma indústria pode ser sustentável?
É importante que as indústrias mudem suas rotinas produtivas devido ao principal desafio que elas enfrentam: a preocupação com os impactos gerados pela produção industrial. Esses impactos podem ser variados, desde a poluição até a contribuição para as mudanças climáticas.
O primeiro passo para ser sustentável é identificar que os processos industriais geram impactos negativos sobre o meio ambiente. A partir dessa análise interna, é preciso pensar em ações que possam mitigar tais impactos – como implantar boas práticas: coleta seletiva, reuso de materiais no processo produtivo, utilização de energias renováveis e redução de consumo de água, dentre outras.
Outra solução que pode ser adotada no mundo corporativo é monitorar onde os recursos empresariais estão sendo aplicados para garantir a sustentabilidade das suas atividades internas. Além disso, treinar e cuidar de suas equipes também é uma ação que contribui para se tornar uma indústria sustentável.
Conheça outras ações que podem tornar a sua indústria mais sustentável:
- Diminuir o uso de descartáveis.
Em 2022, as cidades brasileiras foram responsáveis por gerar mais de 13 milhões de toneladas de resíduos plásticos, como informa o Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2022, que é realizado pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe). O levantamento ainda indica que mais de 3 milhões de resíduos sólidos são encontrados em rios e mares, e cerca de 80% deles são originados por atividades humanas.
Logo, é preciso diminuir a quantidade de descartáveis, em especial os que possuem o plástico como matéria-prima, que são utilizados – e uma das maneiras é incentivando essa redução na rotina industrial.
- Incentivar a reciclagem.
O relatório Perspectivas Mundiais do Plástico, realizado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), aponta que menos de 10% da quantidade de plástico que é produzida no mundo todo é reciclada. Esse dado corresponde ao dado trazido pelo Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2022 trazido acima, pois reforça a importância e a necessidade da reciclagem para mitigar a poluição.
Para incentivar a reciclagem nas indústrias, uma iniciativa essencial é disponibilizar lixeiras com as cores que correspondem à coleta seletiva. Assim, é possível contribuir para a redução da poluição da atmosfera e para a redução do desperdício de recursos naturais, que fomentam, ainda, a economia circular.
E como nós, da Marca Ambiental, nos tornamos uma indústria sustentável?
Aqui, na Marca Ambiental, a sustentabilidade faz parte de todas as rotinas corporativas internas – desde a produção até o bem-estar das nossas equipes. Diariamente, promovemos o desenvolvimento e a capacitação de nossos colaboradores, que se tornam grandes líderes que inspiram e marcam a nossa trajetória.
Além do cuidado com quem constrói a Marca, lançamos o Projeto Ecomarca, que produz camisetas e bonés com materiais 100% recicláveis. Os produtos têm como base algodão orgânico e garrafas pet, além de carregarem nas peças etiquetas feitas em papel semente – que podem ser plantadas e, assim, promover a conscientização e o cuidado com o meio ambiente.
O Atelier Papel com Arte também é um projeto sustentável, iniciado em 2007, que promove a reciclagem de papéis dos escritórios da empresa e fibra de bananeira para a confecção de produtos artesanais, tais como agendas, blocos, cadernos, risque e rabisque, entre outros.
O projeto faz parte do Programa de Educação Ambiental da Marca e utiliza, obrigatoriamente, mão-de-obra da comunidade local, reforçando mais uma vez as práticas de ESG.
#DicadaMarca: Para nós, a educação ambiental é essencial para formar indivíduos que saibam criar e contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade mais consciente. Por isso, que tal conhecer os nossos projetos do Programa de Educação Ambiental? Nos últimos dez anos, beneficiamos mais de 20 mil pessoas e, ainda, promovemos visitas à Central de Valorização de Resíduos Marca Ambiental (CVR Marca), com a intenção de conscientizar a respeito do meio ambiente, da biodiversidade, da cidadania e, claro, da sustentabilidade.
Você conhece o Parque de Ecoindústrias?
A nossa missão de tornar o planeta mais sustentável é realizada, diariamente, com grandes parceiros que assumem um compromisso junto com a gente, com o meio ambiente e com você. Atualmente, são 11 empresas parceiras dentro da planta da CVR Marca voltadas para a valorização de resíduos e desenvolvimento de economia circular.
O Parque de Ecoindústrias se tornou, em 2006, um ambiente favorável para empresas que desenvolvam modelos de negócios para o beneficiamento de resíduos e, assim, o destino deles passa a ser mais nobre – e o resultado são empreendimentos que prezam pela sustentabilidade.
Entre as empresas estão a Pneuvix Ambiental, Massfix, Gecap, Recicla Valorização de Resíduos, Liberum Energia, Vila Betume, BioMarca, Vila Recicla, Organobom, Vittoria Cimentos e nós, da Marca Ambiental, que também atuamos com a triagem de recicláveis para encaminhar e destinar de forma correta os materiais recebidos visando sempre a melhor solução para cada tipo de resíduo, seja ele o beneficiamento ou o tratamento e destinação, o que faz da Marca uma Central de Valorização.
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