Curtir as férias de forma mais consciente é uma necessidade para preservar o meio ambiente. Isso porque a produção de resíduos é significativa durante todo ano, mas, ao se tratar do período de férias, esse volume aumenta. Esse cenário existe pois, com o maior número de pessoas em casa ou em viagem, a circulação aumenta e, consequentemente, a produção de resíduos também.
Dados da quinta edição do estudo Circularity Gap Report, publicado neste ano, apontam que a humanidade transforma 91,4% de tudo que produz e utiliza em resíduos não reciclados. Além disso, os 8,6% restantes têm algum tipo de reaproveitamento, no entanto, não necessariamente o mais eficiente possível. O relatório mostra, ainda, que em 2017 o percentual de aproveitamento – chamado índice de circularidade -, era de 9,1%, ou seja, a situação piorou, comparada aos dados atuais.
Deseja saber mais sobre como as férias podem ser um período para se inteirar sobre o tema e adotar práticas mais sustentáveis e conscientes? Te convidamos a ler esse artigo produzido por nós, do Blog da Marca Ambiental, com dicas para levar esses hábitos para o resto do ano.
Boa leitura!
Veja também – Projeto Ecomarca: lançamento de camisetas à base de garrafa pet
Quais hábitos para curtir férias mais sustentáveis?
Hábitos mais sustentáveis e conscientes começam por meio de pequenas ações, e as férias podem ser bons momentos para dar o primeiro passo. Para te ajudar nesse começo, separamos 3 dicas do que fazer nesse período para se divertir e, ao mesmo tempo, preservar o meio ambiente. Confira quais são!
- Opte pelo turismo sustentável
Para curtir as férias e, também, ser mais consciente, é preferível praticar o turismo sustentável. O termo consiste na prática de viajar e deixar a menor pegada ecológica possível – refere-se a um método de medição criado pela Global Footprint Network para saber qual a quantidade de natureza necessária para sustentar as pessoas ou a economia.
Nesse sentido, esse tipo de turismo necessita que não só os hábitos dos viajantes sejam mais sustentáveis, mas, também, todo o círculo dos passeios – hospedagem, transporte, alimentação etc. Estudo realizado pelo Airbnb, em 2017, mostra que se hospedar no modelo home sharing – que se refere a ficar em apartamentos ou casas compartilhadas com outras pessoas -, é mais sustentável do que permanecer em hotéis. Isso porque, em comparação aos dois tipos de estadia, no modelo de casa compartilhada foi observado 48% de economia no consumo de água e 78% no de energia do que nos hotéis. Além disso, os proprietários podem incentivar outros hábitos sustentáveis, como a separação de resíduo para oportunizar a coleta seletiva; encorajar a reciclagem dos resíduos consumidos e consumo consciente dos recursos da natureza.
- Use transportes mais ecológicos
Seja na viagem ou em casa, opte por se locomover por meio de transportes mais ecológicos que, consequentemente, não impactam tanto o meio ambiente. Nesse sentido, ainda é possível aproveitar o clima de férias e utilizar as bicicletas, skates, patins e outros para transitar pela cidade de forma mais sustentável e, ao mesmo tempo, praticar um tipo de exercício físico.
Para se locomover para locais mais distantes, é interessante praticar os rodízios entre os transportes coletivos e, também, oferecer as vagas do carro para conhecidos que vão para as mesmas localidades. Assim, mais pessoas circulam e há menos gás carbônico em atividade na atmosfera, pelo fato de ter uma menor quantidade de carros que rodam a combustíveis.
- Crie uma horta sustentável
A prática de plantar os próprios alimentos para consumir proporciona que os residentes da casa descasquem mais e desembalem menos. Assim, a produção de resíduos sólidos diminui e a produção de resíduos orgânicos, que podem ser utilizados como adubo na própria horta, aumenta. Essa prática é uma tendência confirmada por meio de dados do Worldwatch Institute (WWI) publicados em 2020, que mostra que entre 15% e 20% dos alimentos produzidos no mundo já são produzidos em hortas orgânicas, mesmo nos meios urbanos.
Fique por dentro das novidades
Nós, da Marca Ambiental, sempre prezamos por um mundo mais verde e temos como propósito espalhar ideias mais conscientes e sustentáveis na sociedade. Para que você fique atualizado acerca de nossas novidades, projetos e conteúdos relevantes, te convidamos a acompanhar nosso Blog repleto de materiais exclusivos. A seguir, listamos duas postagens que possam ser de seu interesse: