Escrito por Gabriela Guasti, Estagiária de marketing.

É de conhecimento geral que a publicidade desempenha um papel fundamental na formação de valores, atitudes e comportamentos da sociedade como um todo. Ao longo dos anos, ela evoluiu para além de simplesmente ser a força motriz para promoção de produtos, mas também tornou-se uma ferramenta poderosa na construção da consciência e influência social. 

Um dos desafios mais urgentes que a humanidade enfrenta atualmente é a dificuldade de transformação da sociedade para ser mais sustentável, porém, a publicidade atua como um aliado essencial para impulsionar essa mudança de comportamento social. Desse modo, ao direcionar a atenção para questões ambientais e práticas sustentáveis, a publicidade age como um estímulo para a transformação social.

Como um exemplo disso, podemos destacar a campanha “The Last Straw” (“O Último Canudo”), que ajuda a promover a conscientização ambiental. Essa peça ganhou destaque internacional ao mostrar imagens impactantes e enfatizar os danos causados pelo descarte incorreto de plásticos nos oceanos para o meio ambiente. A publicidade conseguiu sensibilizar milhões de pessoas e influenciar mudanças comportamentais globais significativas, no ponto de vista da sustentabilidade.

Além disso, as marcas têm cada vez mais reconhecido o valor da sustentabilidade em suas estratégias de marketing. Empresas que adotam práticas sustentáveis não apenas atendem a uma demanda crescente do consumidor por produtos e serviços ecologicamente corretos, mas também têm a oportunidade de moldar percepções e comportamentos, destacando práticas sustentáveis e incentivando os consumidores a fazerem escolhas conscientes.

Dessa maneira, podemos citar a marca Natura, que trabalha há anos com projetos de preservação da Floresta Amazônica, de onde as matérias primas de seus produtos são retiradas, firmando um compromisso direto com o desenvolvimento sustentável e desenvolvendo um comércio ético e responsável com o meio ambiente. Ademais, ao consumir produtos da Natura, o consumidor ajuda diretamente os projetos ligados à preservação da floresta e o aquecimento global, por ser uma marca 100% carbono neutro, além de diversos outros projetos ligados ao meio ambiente e à sustentabilidade que eles possuem. 

Assim, vemos que a Natura leva à sério seu compromisso com o meio ambiente e que usam da sua influência para promover um futuro melhor, gerando um impacto extremamente positivo na mentalidade dos consumidores. Até porque, de acordo com uma pesquisa da Nielsen, empresa global de informação, dados e medição,

81% dos consumidores globais consideram fatores ambientais ao tomar decisões de compra. Isso nos mostra que, ao alinhar a publicidade com valores sustentáveis, as empresas não apenas atraem consumidores, mas também contribuem para a construção de uma sociedade mais consciente e comprometida com a sustentabilidade.

Com isso, a publicidade tem o poder de influenciar o comportamento coletivo de grande parte de uma sociedade. Ao direcionar essa influência para a promoção da sustentabilidade, a publicidade desempenha um papel significativo na construção de uma sociedade mais consciente e ecologicamente responsável. Com abordagens autênticas, transparência e o compromisso contínuo das marcas, a publicidade pode ser uma força catalisadora na transição para um futuro mais sustentável.